CHINA EM FOCO

Big data transformou o dia a dia do cidadão chinês

Como a parceria entre o governo chinês e uma gigante de tecnologia da China melhorou a vida da população

Créditos: Xinhua - Um efeito de túnel do tempo é exibido no centro de demonstração de big data da província de Guizhou em Guiyang.
Escrito en GLOBAL el

O acelerado processo de urbanização e o surgimento de cidades inteligentes trouxe novos desafios para a China. Expansão populacional, congestionamento de trânsito, segurança pública, poluição ambiental e desastres naturais causados pelo ser humano são alguns dos problemas gerados pela modernização.

Uma das parceiras do governo central chinês para lidar com essas questões é a gigante Huawei, líder global de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. A empresa tem participado ativamente na construção da informatização dos serviços governamentais nos últimos anos e já participou de mais de 550 projetos de big data e nuvem governamental digital.

Entre os projetos dos quais a Huawei participou em parceria com o governo chinês, está a construção de 38 plataformas nacionais, incluindo as utilizadas pelo Gabinete da Administração Estatal e pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma. Além de 25 plataformas provinciais, entre elas as de Guangdong, Pequim, Xangai e Jiangsu; e outras 490 em condados e cidades, como Guangzhou, Shenzhen e Ningbo.

Após anos de desenvolvimento, o compartilhamento de big data e o governo eletrônico chinês amadureceu e está bem estabelecido. Um dos vários exemplos dessa soluções é o sistema 'One entrance' (Uma entrada, em tradução livre), que foi criado para facilitar o acesso à rede do governo, o e-Government.

Esse sistema só foi possível graças à iniciativa 'HiBoard', que integrou todo o ecossistema de telefonia móvel na China. O projeto de aplicativo rápido foi desenvolvido pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação e pela Associação de Terminais de Telecomunicações (ATA), que trabalharam em conjunto com as dez principais fabricantes de telefones celulares chinesas.

Até o final de 2019, o número de telefones celulares fabricados na China atingiu mais de 1 bilhão, o de usuários de aplicativos rápidos ultrapassou 800 milhões, o de usuários ativos mensais ultrapassou 300 milhões, e o de desenvolvedores registrados ultrapassou 40 mil.

Nesse cenário de acelerada inclusão digital na China, o HiBoard é a porta de entrada para serviços governamentais integrados, como autenticação de identidade, localização geográfica, reconhecimento de voz e pagamento eletrônico.

O 'One entrance' oferece quatro tipos de aplicações projetadas para o governo chinês atender pessoas, empresas e funcionários públicos.

  1. 'One-code-pass' (uma pessoa, um código; uma empresa, um código, em tradução livre) unificou a identificação de cidadãos e do setor privado. 
  2. 'All-in-one' (tudo em um, em tradução livre) rede que centraliza os serviços de atendimento oferecidos pelo e-Government. 
  3. 'One Number Link You - Only' funciona como uma ouvidoria estatal em que cidadãos e empresas são atendidos por meio de linha direta, aplicativos como WeChat, e-mail e SMS. O sistema utiliza Inteligência Artificial (IA) para envio de respostas e preenchimento de formulários e big data para coleta de dados sobre opinião pública para fornecer uma base para supervisão de serviços governamentais e tomada de decisões em tempo real.
  4. 'Governance Order' ('Ordem de Governança', em tradução livre) é um portal de trabalho integrado para funcionários do governo e fornece vários cenários de trabalho, como consulta, manuseio, monitoramento e gestão. O pessoal do governo pode lidar com todo o trabalho, visualizar todos os relatórios de políticas, procurar problemas e conhecimentos, encontrar a entrada para todas as aplicações e serviços, e lançar rapidamente novos serviços no portal.

No caso do 'One-code-pass, o uso do QR Code é central. É por meio desses códigos bidimensionais que o aplicativo oferece acesso a certificados de identidade de serviços governamentais, verificação de informações de segurança social e de correspondência de integridade, certificados de serviço de crédito público etc. Por exemplo, o aplicativo Health Kit, adotado por Pequim para adoção da política zero-covid, é por meio da leitura do QR Code que as pessoas têm acesso a lugares públicos. 

Nesse processo de digitalização do governo chinês, a Huawei incubou mais de 500 soluções conjuntas de 24 tipos e tem aprofundado continuamente a cooperação com parceiros do ecossistema por meio de 13 OpenLabs (laboratórios abertos, em tradução livre) para incubar soluções em destaque para clientes governamentais. A empresa mantém uma equipe de serviço de governo digital com mais de cinco mil profissionais que atuam em vários campos, como design, suporte tecnológico, para serviços e ecossistema de cooperação.

Outro projeto na área de governo digital da Huawei foi desenvolvido em parceria com o Escritório Econômico e de Informações de Pequim para construir o primeiro Modo de governança de Big Data do governo na China. 

Diante de uma plataforma de compartilhamento e troca pouco eficiente e desatualizada, com pouca clareza sobre a responsabilidade e direitos dos usuários e informações incompletas e imprecisas, a empresa e o governo da capital desenvolveram o Diretório de Blockchain de Pequim que permite rastrear e autenticar informações compartilhadas no ambiente digital.

O Diretório de Blockchain de Pequim conectou de maneira segura dados compartilhados entre mais de 50 departamentos governamentais. De 30 de janeiro a 6 de fevereiro, o sistema ajudou a identificar mais de 6 milhões e 400 mil moradores da cidade durante a pandemia de Covid-19 e foi peça-chave para implementar a política 'zero-covid'. 

Por meio dessa tecnologia de blockchain, a Comissão Nacional de Saúde da China realizou 1 milhão e 362 mil registros eletrônicos de casos. A Comissão de Transporte verificou 20,33 milhões de informações de transporte público e 214 milhões de informações sobre veículos que passaram por postos de controle. O sistema foi peça-chave para a prevenção e o controle da pandemia na capital chinesa de Pequim.

Há várias outras realizações da Huawei em parceria com o governo central e de províncias da China. Como na área do turismo, cuja tendência atual é estar integrada com a ciência e a tecnologia; gestão de cidades; transporte, saúde e manufatura inteligentes, com uso da tecnologia 5G e vários outros campos.

Fundada em 1987, a Huawei é uma empresa privada totalmente detida pelos mais de 195 mil funcionários. Atua em mais de 170 países e regiões e obtém constante reconhecimento considerável pelo progresso contínuo. Em 2021, ficou em 44º lugar na Fortune Global 500.

* Iara Vidal viajou para a China a convite do Centro de Comunicação da Imprensa Internacional da China (CIPPC,), vinculado à Associação Chinesa de Diplomacia Pública.