CHINA EM FOCO

Tecnologia digital transforma vida do povo de província pobre localizada em região montanhosa da China

De região com maior índice de pobreza do país, Guizhou, no sudoeste chinês, se transformou no principal centro de big data do gigante asiático ao longo da última década

Créditos: Xinhua - Um membro da equipe assiste a uma animação de big data em uma tela de LED no centro de exposições da zona piloto nacional de big data abrangente na província de Guizhou, sudoeste da China (26/5/22)
Escrito en GLOBAL el

A florescente economia digital da China não apenas revolucionou a vida dos moradores urbanos com tecnologias emergentes, mas também transformou as áreas rurais do país. Um exemplo dessa revolução ocorreu na província de Guizhou, no sudoeste do país, que ao longo da última década passou de área com maior número de pessoas pobres a centro de big data chinês.

Em 2012, a província localizada em uma região montanhosa abrigava 9,23 milhões de moradores pobres, a maior população pobre do país. Essa situação ficoiu no passado. Ghizhou eliminou a pobreza absoluta e se tornou o maior centro de big data do país em apenas uma década.

Em fevereiro deste ano, a China começou a trabalhar no projeto para construir um sistema nacional integrado de big data que envolve o estabelecimento de oito hubs nacionais de computação e 10 clusters nacionais de data centers. Guizhou é um dos oito centros nacionais de computação.

Um número crescente de big data e outros projetos tecnológicos impulsionaram a economia digital de Guizhou. De acordo com um relatório de desenvolvimento da economia digital da China divulgado no início de julho, a produção de valor agregado da economia digital em Guizhou aumentou 20,6% ano a ano em 2021, e a taxa de crescimento foi 4,4 pontos percentuais superior à média nacional, classificando primeiro no país por sete anos consecutivos.

Benefício para agricultores

Xinhua - Agricultores trabalham em uma plantação de chá branco foram doadas em  Guizhou (7/7/22)

Em uma base de plantação estabelecida em 2018 na vila de Tunshang, no condado de Pu'an, uma tela de LED instalada ao ar livre mostra a temperatura, umidade e condição do solo.

O crescimento do chá é acompanhado em tempo real por dezenas de dispositivos digitais instalados na base e oferece suporte de dados para gestão científica e proteção do jardim de chá.

O responsável pelo projeto de plantação de chá, Yu Dan, informa que os 6 milhões de mudas de chá branco na base foram doados por 20 membros do Partido Comunista da China (PCCh)  em Anji, um município conhecido na província de Zhejiang para a produção de chá branco. Atualmente, o jardim de chá, além de incrementar a renda dos habitantes locais, também tem melhorado continuamente o rendimento e a qualidade do chá branco por meio de big data.

De acordo com o departamento de estatísticas da província, o valor de saída da indústria de big data e informação eletrônica de Guizhou cresceu 22,8% ano a ano no primeiro semestre deste ano.

Com a indústria de big data sendo consolidada em Guizhou, os aplicativos digitais têm se tornado cada vez mais populares e o gerenciamento digital por meio de aplicativos inteligentes tornou-se uma tendência nas áreas rurais.

Atualização industrial 

Mais de 40 veículos guiados automaticamente (AGV, da sigla em inglês) foram vistos sendo carregados com materiais de maneira ordenada em uma unidade da Guizhou Tire, uma fabricante de pneus totalmente equipada com 5G.

Uma grande quantidade de equipamentos de logística movem-se nesta fábrica, comenta o chefe do departamento de tecnologia da informação da empresa, Han Hongchuan. Ele acrescenta os AGVs são o foco da transformação tecnológica dessa indústria, o que melhora muito a estabilidade da rede local, garante a transferência de componentes e reduz os custos de operação e manutenção em cerca de 30%.

Uma especialista da filial de Guizhou da China Unicom, Liu Da, informou que o equipamento principal e o sistema de armazenamento do 5G são colocados em um data center. Ela explica que uma "rede neural" foi criada por meio da tecnologia digital e um grande número de dados de alta qualidade é transmitido e analisado de forma estável no data center, o que pode fornecer um forte suporte para a otimização e mudança de processos na fábrica,.

Com clima adequado, energia suficiente e condições geológicas estáveis ??tornaram possível a Guizhou assumir a liderança no início da construção de uma nova infraestrutura digital. Atualmente, existem 25 data centers importantes em Guizhou, incluindo 11 supergrandes. A província é uma das regiões com o maior número de data centers supergrandes em todo o mundo.

Medicina remota

Xinhua - Doutor Chen Li ajuda o aldeão Chen Zhizhen a usar um sistema de consulta remota em uma clínica em vila de Tuanjie, em Guizhou (7/6/22).

Em um centro de saúde no meio das montanhas no município de Wantanhe, condado de Longli, o jovem médico Zhao Long examinou um paciente com fortes dores abdominais e sintomas de náusea. Percebendo a complexidade da doença, ele imediatamente usou o sistema de consulta remota no consultório para transmitir as condições do paciente aos médicos da sede do município por meio de link de vídeo.

Zhao tinha menos de dois anos de experiência profissional. Enquanto ouvia a análise da doença do paciente, ele fazia perguntas aos médicos experientes. Os médicos do hospital popular de Longli responderam um por um do outro lado da tela.

A medicina remota melhorou o atendimento médico em áreas distantes, e os moradores locais podem consultar um médico especialista na vila sem problemas.

O chefe do centro de saúde central de Wantanhe, Luo Feng,  comentou que no passado, os pacientes cujas doenças não podiam ser tratadas no município tinham que viajar para a sede do condado, mas agora há um acesso conveniente a melhores cuidados de saúde.

"Ao falar com especialistas, ganhei muito conhecimento profissional, e a confiança dos pacientes em nós e sua vontade de visitar a clínica da vila para exames aumentaram", comentou o médico da clínica local na vila de Tuanjie, em Longshan, Chen Li .

De acordo com o 14º Plano Quinquenal (2021-2025) de Guizhou, o valor total de produção da indústria de big data e informação eletrônica na província deve exceder 350 bilhões de yuans (cerca de 52 bilhões de dólares americanos) até 2025.

A "aldeia digital" tem se tornado uma realidade, com uma mudança gradual na produção e estilo de vida tradicionais e tem ajudado a diminuir a distância entre as áreas urbanas e rurais, pontuou o vice-diretor do centro de pesquisa de políticas de big data e inovação legal de Guizhou da Academia de Ciências Sociais,  Zhang Ke.