CHINA EM FOCO

ONG chinesa denuncia violação de direitos humanos dos EUA no Oriente Médio

Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos divulgou relatório que aponta que o governo estadunidense cometeu uma série de crimes contra a humanidade

Créditos: Xinhua - Mercado destruído em ataques aéreos dos EUA no distrito de Sangin, na província de Helmand, Afeganistão. (27/2/22)
Escrito en GLOBAL el

Os Estados Unidos cometeram crimes de guerra, crimes contra a humanidade, detenções arbitrárias, abuso de tortura, tortura de prisioneiros e sanções unilaterais indiscriminadas no Oriente Médio e áreas adjacentes. É o que revela um relatório divulgado por uma organização não-governamental da China nesta terça-feira (9), na capital chinesa, Pequim.

O documento intitulado 'Os EUA cometem crimes graves de violação dos direitos humanos no Oriente Médio e além' foi elaborado pela Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos (CSHRS, da sigla em inglês). 

O relatório aponta que os Estados Unidos são responsáveis por deflagração de guerras, massacre de civis e danos ao direito à vida e à sobrevivência; transformação forçada, sanções unilaterais, violação grave dos direitos das pessoas ao desenvolvimento, vida e saúde; criação de "choque de civilizações", abuso da prisão e tortura, e violação da liberdade de religião e a dignidade humana.

Xinhua - Manifestantes iemenitas participam de protesto anti-EUA em Sanaa, Iêmen (20/5/17)
Xinhua - Manifestantes se reúnem em frente à embaixada dos EUA em Bagdá, Iraque, para condenar os ataques aéreos das forças dos EUA contra as bases de Hashd Shaabi no país (31/12/19)

Os fatos revelados pela ONG chinesa mostram que os Estados Unidos violaram gravemente os direitos humanos básicos das pessoas no Oriente Médio e em outros lugares e causaram danos permanentes e perdas irreparáveis a países e pessoas da região.

"À medida que a natureza da hegemonia estadunidense e a barbárie, a crueldade e o caráter pernicioso de sua política de poder foram completamente expostas, as pessoas do mundo terão uma melhor compreensão da hipocrisia e do engano da democracia americana e dos direitos humanos americanos", afirma o documento.

Sobre a CSHRS 

A Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos é a maior organização não-governamental nacional na área de direitos humanos na China. É membro da Conferência das Organizações Não Governamentais das Nações Unidas (Congo), que  usufrui de um estatuto consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). A ong chinesa integra o Diretório Mundial de Instituições de Pesquisa e Treinamento em Direitos Humanos compilado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Confira aqui o relatório na íntegra (em inglês).

Especialista brasileiro avalia que o sistema político da China garante direitos de todo o povo chinês

O professor brasileiro Marcos Cordeiro Pires, integrante da diretoria do Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista (Unesp), concedeu uma entrevista à agência de notícias chinesas Xinhua na qual avalia o desenvolvimento da democracia socialista na China.

Confira o vídeo:

Novo setor de energia da China avança em alta velocidade em meio à busca por metas de carbono

Xinhua - Equipamento de energia eólica flutuante em alto mar "Fuyao" sendo rebocado de Maoming para a área marítima de Luodousha, província de Guangdong, sul da China. (29/5/22)

À medida que a construção de bases de energia eólica e fotovoltaica em grande escala se acelera, espera-se que o novo setor de energia da China tenha maior potencial de crescimento este ano em meio aos esforços para atingir as metas de "dual carbono".

Em Urumqi, capital da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China, a construção de uma base de energia eólica e fotovoltaica pela China Huadian Corporation com uma capacidade total instalada de 1 milhão de quilowatts está em pleno andamento.

O projeto, que está entre o primeiro lote de bases de energia eólica e fotovoltaica em grande escala aprovado pelo governo chinês, deve gerar 2,5 bilhões de quilowatts-hora de eletricidade verde. Quando concluído, resultará numa economia de consumo de 830 mil toneladas de carvão padrão e reduzirá as emissões de carbono de 2,1 milhões de toneladas.

Espaço para crescer 

No primeiro semestre de 2022, a capacidade instalada de energia eólica e fotovoltaica da China adicionou 12,94 milhões de quilowatts e 30,88 milhões de quilowatts. Isso representa 18,7% e 44,7% da nova capacidade total, respectivamente, segundo dados da Administração Nacional de Energia.

Impulsionado pelas metas de "dual carbono" do país, o novo setor de energia se tornou uma das poucas indústrias que apresenta uma alta taxa de utilização sem gerar excesso de capacidade, comentou  o especialista do Conselho de Eletricidade da China, Jiang Debin, 

A analista do China Electric Power Planning & Engineering Institute, Su Xinyi, afirmou que o novo setor de energia continuará em rápida expansão no segundo semestre."A capacidade recém-instalada da China de energia eólica e fotovoltaica para todo o ano deve exceder 100 milhões de quilowatts, enquanto o consumo de energia produzida pelas duas fontes de energia é estimado em mais de 12,2% do consumo total de energia", contabilizou.

Uso eficiente 

Além de aumentar a capacidade de fornecimento de energia, as empresas planejam dobrar os investimentos em projetos, incluindo ultra-alta tensão, para melhorar a eficiência do novo consumo de energia.

A State Grid Corporation of China pretende injetar 2,4 trilhões de yuans (cerca de 354,53 bilhões de dólares americanos) na rede elétrica durante o 14º Período do Plano Quinquenal (2021-2025) para avançar na construção de um novo sistema de consumo de energia.

A China Southern Power Grid planeja um investimento em ativos fixos de 125 bilhões de yuans este ano, que em parte será direcionado para a construção de projetos de rede elétrica de apoio para novos projetos hidrelétricos de transmissão de energia e armazenamento bombeado.

Dados do Instituto de Planejamento e Engenharia de Energia Elétrica da China mostraram que o novo setor de energia da China manteve uma eficiência de utilização de alto nível no primeiro semestre deste ano. No final de junho, a taxa de utilização nacional da energia eólica era de 95,8%, enquanto a da energia fotovoltaica era de 97,7%.

Xangai, pioneira na busca do desenvolvimento completo

Xinhua - Terminal automatizado de contêineres do Porto de Águas Profundas de Xangai Yangshan, em Xangai, leste da China. (17/5/22)

Ao longo da última década, o centro financeiro da China, Xangai, galgou um progresso pioneiro na busca pelo desenvolvimento. A megacidade com mais de 26 milhões de habitantes aumentou o PIB de 2,13 trilhões de yuans (cerca de 314,6 bilhões de dólares americanos) em 2012 para 4,32 trilhões de yuans em 2021. O PIB per capita subiu de 14.200 dólares para 26.900 dólares.

Os dados do avanço do desenvolvimento de Xangai nos últimos dez anos foram apresentados em coletiva de imprensa concedida pelo prefeito da cidade, Gong Zheng, nesta segunda-feira (8).

Nos últimos 10 anos, a função urbana de Xangai deu um salto. O volume total de transações no mercado financeiro da cidade subiu de 528 trilhões de yuans para 2.511 trilhões de yuans. A movimentação de contêineres do Porto de Xangai ficou em primeiro lugar globalmente por 12 anos consecutivos.

Xangai fez novos avanços na reforma e abertura. A China International Import Expo foi realizada na cidade por quatro sessões consecutivas. Xangai agora abriga 857 sedes regionais de corporações multinacionais e 516 centros de pesquisa e desenvolvimento com financiamento estrangeiro.

A cidade também se concentrou em garantir e melhorar os meios de subsistência da população. A renda disponível per capita de Xangai aumentou de 38.600 yuans em 2012 para 78.000 yuans em 2021, e a expectativa média de vida aumentou de 82,41 anos para 84,11 anos.

Festival Cultural do Grande Canal começa em Pequim

Teve início nesta segunda-feira (8), em Pequim, o Festival Cultural do Grande Canal, evento que teve a primeira edição em 2020 e que celebra o 'Grande Canal', estrutura com uma história de cerca de 2.500 anos que é a maior via navegável artificial do mundo, com 1.776 km de extensão. 

Xinhua - O Grande Canal é tombado como patrimônio mundial da Unesco.

O Grande Canal conecta as regiões norte e sul da China e é tombado como patrimônio mundial da Unesco. A via liga o rio Amarelo e o rio Yangtze e começa em Pequim, passa pela cidade costeira de Tianjin e pelas províncias de Hebei, Shandong, Jiangsu e Zhejiang até a cidade de Hangzhou. 

O festival oferece apresentações artísticas e exibição de mostra e é realizado no distrito de Tongzhou, em Pequim.

Xinhua - Atores se apresentam durante a cerimônia de abertura do Festival Cultural do Grande Canal de Pequim

China celebra Dia do Fitness em alto astral

Nesta segunda-feira (8), a China celebrou o 14º Dia Nacional do Fitness. Uma grande variedade de atividades relacionadas ao esporte para diferentes faixas etárias foram realizadas em todo o país desde domingo (7).

China Daily - Entusiastas do fitness fazem uma apresentação com "dragões de fita" em Zaozhuang, província de Shandong, leste da China (7/8/22)
China Daily - Crianças praticam ginástica sob a orientação de um treinador no ginásio da Escola Profissional e Técnica de Fuyang, na província de Anhui, leste da China (7/8//22)
China Daily - Amantes de artes marciais praticam espada de tai chi no condado de Guangzong de Xingtai, província de Hebei, norte da China (7/8/22)

 

China Daily - Amantes de artes marciais praticam tai chi chuan no condado de Deqing de Huzhou, província de Zhejiang, leste da China (8/8/22)

Com informações da Xinhua, CGTN, Global Times e China Daily