CHINA EM FOCO

China disposta a fornecer assistência humanitária de emergência para Turquia e Síria

Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento chinesa expressou solidariedade e preocupação com vítimas dos abalos sísmicos; presidente Xi Jinping enviou mensagem de condolências aos presidentes

Créditos: CGTN
Escrito en GLOBAL el

A China está disposta a fornecer assistência humanitária de emergência de acordo com as necessidades das vítimas do terremoto na Turquia e na Síria. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (6) pelo porta-voz da Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China, Xu Wei.

"A China expressa sua solidariedade e preocupação com as vítimas e perdas de propriedades em Türkiye e na Síria causadas pelo terremoto. A China está em comunicação com departamentos governamentais relevantes nos dois países", afirmou Xu.

Mensagem de Xi Jinping

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta segunda-feira (6) mensagens de condolências ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e ao presidente sírio, Bashar al-Assad, pelos terremotos mortais que atingiram os dois países no dia.

Na mensagem, Xi disse que ficou triste ao saber que os terremotos causaram pesadas baixas e perdas de propriedades. Em nome do governo chinês e do povo chinês, ele apresentou condolências aos falecidos e expressou sinceras condolências às famílias enlutadas e aos feridos.

Xi também disse acreditar que, sob a liderança dos dois presidentes, os governos e o povo da Turquia e da Síria certamente vão superar o desastre e reconstruir suas casas.

Terremoto mortal

Um tremor de magnitude 7,8 atingiu uma cidade na região central da Turquia, perto da fronteira com a Síria, nesta segunda-feira (6). O número oficial de mortos pelo terremoto na Turquia e na Síria passou de duas mil pessoas nesta manhã. 

A contagem oficial até o momento é de 2.090 vítimas. O número leva em conta os balanços oficiais dos dois países. Na Turquia, 1.498 morreram, segundo o último balanço do governo. Na Síria, foram 592, segundo a agência de notícias Sana.

Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio. Mais de 40 réplicas foram registradas desde o terremoto principal, a última delas de magnitude 7,7. O terremoto deixou um rastro de destruição nos dois países, e milhares de pessoas estão desaparecidas

Gabinete da China discute projeto de relatório de trabalho do governo

Xinhua - O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, preside uma reunião plenária do Conselho de Estado em Pequim, capital da China (3/2/23)

O Conselho de Estado da China deu início aos preparativos para a sessão anual da Assembleia Nacional do Povo, a mais alta legislatura do país, marcada para a primeira quinzena de março. 

Na última sexta-feira (3) foi realizada uma reunião para discutir um projeto de relatório de trabalho do governo. O encontro foi presidido pelo primeiro-ministro, Li Keqiang. 

Li distribuiu o rascunho do documento aos governos locais e departamentos relevantes do governo central para coletar opiniões. O texto será deliberado na sessão anual da mais alta legislatura, em março.

Em 2022, a China alcançou novos resultados duramente conquistados em seu desenvolvimento diante de um ambiente internacional e doméstico extremamente complexo e severo, observou Li.

"Vários fatores inesperados, como a pandemia da Covid-19, impactaram as operações econômicas, mas a China deu respostas resolutas, implementou políticas e medidas definidas com antecedência, promoveu continuamente a reforma estrutural do lado da oferta e emitiu rapidamente um pacote de políticas e medidas para estabilizar a economia."
Primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang

A China adotou medidas políticas para ajudar as empresas, especialmente micro, pequenas e médias e individuais, a promover o investimento, o consumo e o comércio exterior, além de apoiar o emprego e estabilizar a oferta e os preços, para lidar com as pressões inflacionárias importadas, elencou Li. Ele observou ainda que, por meio de esforços meticulosos, a economia geral se estabilizou.

O primeiro-ministro também destacou que os últimos cinco anos foram extremamente incomuns. A China concluiu a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos dentro do cronograma, alcançou a Meta do Primeiro Centenário e embarcou em uma nova jornada em direção à Meta do Segundo Centenário.

Li ressaltou que a China está ciente das crescentes incertezas no ambiente externo, da árdua tarefa de manter o crescimento e o emprego estáveis, dos problemas estruturais emergentes, bem como dos desafios enfrentados pelo desenvolvimento.

A economia está a recuperar, à medida que as políticas e medidas para estabilizar a economia continuam a vigorar e as medidas de controlo da epidemia são atenuadas, disse o primeiro-ministro. Ele sublinhou a necessidade de continuar a manter e potenciar o ímpeto da recuperação económica.

China divulga esboço para melhorar a qualidade do desenvolvimento

O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e o Conselho de Estado chinês divulgaram um esboço para melhorar a qualidade geral da economia em meio a esforços para promover o desenvolvimento de alta qualidade. 

De acordo com a proposta, o país pretende aumentar sua força em qualidade e aumentar constantemente a influência das marcas chinesas até 2025. Nesse sentido, medidas serão tomadas para fazer melhorias na qualidade e eficiência do desenvolvimento econômico, aumentar continuamente a qualidade e a competitividade das indústrias e aumentar os níveis de qualidade de produtos, projetos e serviços.

O esboço também estabelece metas para um maior progresso na construção da marca, construindo uma infraestrutura de qualidade mais moderna e eficaz e ajustando o sistema de gestão da qualidade do país até 2025.

Até 2035, a China terá formado uma base mais sólida e desenvolvido uma cultura avançada para o desenvolvimento de qualidade, e sua força abrangente em termos de qualidade e marcas atingirá um nível mais alto, de acordo com o esboço.

China avança em programa de exploração lunar

Xinhua

A China levará adiante o programa nacional para exploração lunar de fase 4 neste ano. O projeto inclui uma missão planejada para trazer dois quilos de amostras do outro lado da lua de volta à Terra. O anúncio foi feito pelo designer-chefe do programa de exploração lunar do país, Wu Weiren, nesta segunda-feira (6).

Wu disse que a China continuará a pesquisa lunar com as missões Chang'e-6, Chang'e-7 e Chang'e-8. A missão Chang'e-6 está programada para completar a tarefa de retorno de amostras, e a missão Chang'e-7 envolverá o pouso no polo sul lunar e a detecção de recursos hídricos.

A missão Chang'e-8 será lançada por volta de 2028 e trabalhará em colaboração com Chang'e-7 para construir um modelo básico de uma estação de pesquisa científica no pólo sul da lua, incluindo vários instrumentos de exploração, como orbitadores, sondas, rovers e naves voadoras, afirmou Wu.

O Chang'e-5, lançado em 2020, foi a missão lunar mais recente da China. Sua sonda recuperou um total de 1.731 gramas de amostras de solo do lado mais próximo da lua.

Retomada de viagens em grupo na China ajudará a impulsionar a indústria global do turismo

CFP - Viajantes no ponto de controle de Lo Wu entre Shenzhen, província de Guangdong, no sul da China, e Hong Kong

Com a retomada das excursões em grupo da China nesta segunda-feira (6), um dos maiores mercados de turismo de saída do mundo antes da pandemia da Covid-19, a expectativa é de que haja um impulso na indústria global do turismo.

A partir desta segunda-feira, a China retomou as viagens em grupo para 20 países, incluindo Tailândia, Maldivas, Emirados Árabes Unidos, Rússia e Nova Zelândia. A mudança, anunciada em janeiro, provocou um frenesi no planejamento de viagens e viu as buscas online por destinos no exterior dispararem, sendo a Tailândia o mais popular.

O retorno em massa de viajantes chineses tem aumentado a confiança na recuperação econômica de países que dependem fortemente do turismo.

A paixão renovada por viajar para o exterior durante o recente feriado do Festival da Primavera, por exemplo, já demonstrou a crescente vitalidade da economia chinesa e forneceu otimismo para um mundo que busca remediar uma crise econômica.

Nesta segunda-feira também foi reaberta totalmente a fronteira entre Hong Kong e a parte continental da China. A reabertura inclui todos os postos fronteiriços terrenos e serviço de carga no Ponto de Sha Tau Kok. Após 3 anos, a estação Lo Wu de metro de Hong Kong reabriu no mesmo dia, com um grande número de pessoas cruzando a fronteira.

Oficinas de patrimônio cultural imaterial são destaque na revitalização rural da China

Diário do Povo - Oficina de bordado na cidade de Linxia, na província de Gansu, cuja população é maioritariamente da etnia Hui

Um total de 66 oficinas de patrimônio cultural imaterial foram selecionadas como casos exemplares de apoio à revitalização rural em 2022, de acordo com as autoridades chinesas.

Os casos, divulgados conjuntamente pelo Ministério da Cultura e Turismo, Ministério de Recursos Humanos e Previdência Social e Administração Nacional de Revitalização Rural, envolvem vários tipos de projetos de patrimônio cultural imaterial, como bordados, entalhes e produção de alimentos de 44 municípios levantados da pobreza e cinco condados-chave recebendo assistência para a revitalização rural.

Os programas de patrimônio cultural imaterial ajudaram nos últimos anos a revitalização rural do país na preservação e herança do patrimônio cultural imaterial, criando empregos e consolidando conquistas no alívio da pobreza. A declaração foi feita por um funcionário do Ministério da Cultura e Turismo, que observou que o país fortalecerá o estabelecimento de oficinas de patrimônio cultural imaterial para transmitir a bela cultura tradicional chinesa e promover a revitalização rural.

Desde 2021, mais de 2.500 desses workshops com características locais distintas e mercados potenciais foram criados em todo o país, mais de 1.400 dos quais em áreas retiradas da pobreza.

Com informações da CGTN e Xinhua