CHINA EM FOCO

Yuan ultrapassa o dólar nas transações internacionais da China

Pela primeira vez a moeda chinesa ficou na frente do dólar dos EUA para pagamentos e recebimentos de negócios no exterior

Créditos: Getty Images
Escrito en GLOBAL el

O uso do yuan em pagamentos e recebimentos internacionais aumentou para 48,4% no final de março, enquanto a participação do dólar caiu para 46,7%, de acordo com dados da Administração Estatal de Câmbio da China.

Em 2010, a participação do yuan era de quase 0%, enquanto a do dólar era de 83%, segundo a Bloomberg. A reversão ocorre em meio aos esforços da China para fortalecer o yuan, também conhecido como renminbi, no comércio e nos mercados de capitais.

Enquanto isso, os títulos chineses tiveram entradas maiores recentemente, juntamente com aumentos nas saídas para ações de Hong Kong.

A China firmou acordos comerciais não relacionados ao dólar com países como o Brasil. E o yuan ultrapassou o dólar como a moeda mais negociada da Rússia desde que Moscou foi cortada das finanças globais após a invasão da Ucrânia no ano passado.

O aumento da dependência do yuan reduzirá os riscos de descasamento de moedas. Por esta razão, o Conselho de Estado da China tem incentivado a expansão do uso do renminbi para transações internacionais.

Mas o dólar continua dominante além das fronteiras da China. Por exemplo, a participação do yuan nas transações em moeda global para financiamento comercial foi de apenas 4,5% em março, em comparação com 83,7% do dólar, segundo a Reuters.

Ainda assim, o yuan continuou a fazer incursões, especialmente desde que as sanções ocidentais que congelaram as reservas cambiais da Rússia destacaram o risco potencial de manter dólares.

Com informações do Insiders