CHINA EM FOCO

VÍDEO - Deputada Maria do Rosário visita o Grande Salão do Povo, em Pequim

Parlamentar petista foi recebida pelo vice-presidente da China, Han Zheng; ela fez o registro em vídeo da visita ao local

Créditos: PT - Maria do Rosário, Humberto Costa e Henrique Fontana com Liu Jianchao, chefe do DLI do PCCh
Escrito en GLOBAL el

Uma delegação batizada de Wladimir Pomar em homenagem ao militante e estudioso do processo revolucionário chinês falecido recentemente, reúne 20 integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em visita diplomática à China. Entre os participantes da missão está a deputada Maria do Rosário (RS), que também é secretária-geral da Mesa Diretora da Câmara.

Pelas redes, Rosário registrou a visita ao Grande Salão do Povo e o encontro com o vice-presidente chinês, Han Zheng.

"Uma visita importante que fortalece os laços entre os dois países e que tem, para mim, um significado especial como parte da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados", escreveu a parlamentar.

Na terça-feira (13), a delegação petista foi recebida pelo chefe do Departamento de Ligações Internacionais (DLI) do Partido Comunista da China (PCCh), Liu Jianchao.

O DLI é uma instituição do Comitê Central do PCCh responsável pela integração e cooperação partidária, que incluí contatos regulares com mais de 600 partidos distribuídos em 160 países. 

Delegação Wladimir Pomar

PT - Delegação Wladimir Pomar na China
PT - Delegação Wladimir Pomar na China

A visita da delegação petista à China é um desdobramento das agendas bilaterais entre o novo governo brasileiro e o governo chinês, que ganharam um novo nível a partir da visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva à China em abril. 

Além de Rosário, a Missão Wladimir Pomar é composta, entre outros, pelo senador Humberto Costa (PE) e pelos deputados João Daniel (SE) e Nilton Tatto (SP).

A agenda dos petistas incluem uma visita à sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, da sigla em inglês), o Banco dos BricsRICS”, localizado em Xangai, para um encontro com a presidenta da instituição, Dilma Rousseff.

Reprodução Twitter - Maria do Rosário se encontra com Dilma Rousseff em Xangai.

Após as agendas em Pequim, a comitiva segue para a província de Qinghai, no noroeste da China,  para conhecer os esforços do PCCh para a eliminação da pobreza e desenvolvimento verde. A agenda será finalizada na província de Guangdong, no sudeste do país, onde vão visitar polos de desenvolvimento como a cidade de Shenzhen.

Grande Salão do Povo

Wikipedia - Fachada do Grande Salão do Povo

O Grande Salão do Povo, registrado no vídeo de Rosário, foi inaugurado em setembro de 1959, no décimo aniversário da República Popular da China. O prédio foi construído ao longo de 10 meses por voluntários para ser uma das "Dez Grandes Construções" do país asiático.

Wikipedia - Teto do Grande Salão do Povo

O prédio está situado na extremidade ocidental da Praça Tiananmen - também conhecida como Praça da Paz Celestial -, em Pequim, capital chinesa. O local é sede do poder Legislativo, o Parlamento, do país asiático e também abriga cerimônias e atividades da República Popular da China e do PCCh, como o Congresso Nacional do partido, realizado a cada cinco anos.

Wikipedia - Auditório principal do Grande Salão do Povo

O Grande Salão do Povo foi desenhado por Zhang Bo e tem 1.849.239 m²), com 356 metros de comprimento e 206,5 metros de largura. Na calha do portão principal há o emblema nacional do República Popular da China.

O edifício é constituído de três seções. A seção central inclui principalmente o Grande Auditório, o Auditório Principal, o Congresso Municipal, o Salão Central, o Salão de Ouro e outros grandes salões. A segunda seção tem o Salão do Banquete do Estado, o Salão Norte, Salão Leste, Salão Oeste e outros salões magníficos. A terceira seção é o edifício do Comitê Permanente do Congresso Popular da China.

Cada província, região administrativa especial ou região autónoma da China tem sua própria sala no Grande Salão, como o Salão de Pequim, Hong Kong e Taiwan. Cada sala tem as características únicas da província e está decorado segundo o estilo local.