O que o brasileiro pensa?
25 de julho de 2020, 14h40

Cidade da Califórnia cobra que Trump autorize cooperação de médicos cubanos contra coronavírus

"Cuba tem uma longa história no fornecimento de assistência médica internacional a outros países", diz documento aprovado pelo Conselho de São Francisco

Médicos cubanos (foto: Endrys Correa Vaillant/Granma)

O Conselho Municipal de São Francisco, na Califórnia (EUA), aprovou por unanimidade, na última terça-feira (25), uma resolução que pede ao presidente Donald Trump que autorize a cooperação com Cuba na luta contra o novo coronavírus.

São Francisco é a terceira cidade estadunidense a pedir o apoio dos profissionais de saúde cubanos para enfrentar a doença. Berkeley, também na Califórnia, e Richmond, na Virgínia, também aprovaram resoluções semelhantes. Estados como Massachusetts e Minnesota também avaliam moções nesse sentido.

No documento, o conselho de São Francisco destaca que 80% dos cubanos em casos críticos de Covid tem se recuperado, que 42 países já buscaram apoio no país caribenho e afirma que os EUA podem “salvar vidas aderindo a um colaboração médica e científica com Cuba”.

“Cuba tem uma longa história no fornecimento de assistência médica internacional a outros países, com muitos de seus funcionários médicos diretamente envolvidos na luta contra o COVID-19, como os membros da especialmente treinada Brigada Médica Internacional Henry Reeve contra Desastres e Epidemias Graves”, diz trecho do focumento.

“Cuba está entre os principais países que encontraram tratamentos efetivos para o ebola e a gripe suína”, declarou Hillary Ronen, uma das integrantes do conselho, à jornalista Reese Erlich, do 48Hills. “Limitar a cooperação com Cuba não faz sentido”, completou.

Em abril, quando comentou sobre as brigadas médicas cubanas, o secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo, relacionou o suporte humanitário com “tráfico humano”.

Acesse aqui a resolução

Veja aqui a ata de aprovação


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum