Cientistas sugerem que tanino do vinho pode ajudar a reduzir infecção por covid

Segundo pesquisadores de Taiwan, algumas frutas como a uva, o caqui e a romã, que possuem grandes quantidades dessa substância, também poderiam ter efeitos positivos contra a infecção

Foto: reproduçãoCréditos: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Um estudo desenvolvido pela Universidade de Medicina de Taiwan pode trazer uma nova boa notícia no combate à covid-19. Segundo os cientistas, o ácido tânico, ou tanino, seria capaz de bloquear a atividade do vírus SARS-CoV-2, causador da doença, e serviria, portanto, para diminuir a carga viral.

Onde se pode encontrar tanino em abundância? No vinho tinto, por exemplo, sendo um dos principais responsáveis pela textura da bebida. Mas não somente. Frutas como o caqui e a romã também possuem bastante tanino.

Segundo os pesquisadores taiwaneses, o tanino poderia diminuir em até 90% a atividade do vírus causados da infecção covid-19. O estudo ainda não é conclusivo, mas os resultados até agora indicam que o consumo moderado de vinho tinto ou de frutas com boa quantidade de tanino favoreceriam uma melhor resposta a infecções por coronavírus.

Em entrevista sobre o tema para o canal CNN Brasil, o presidente da Associação Brasileira de Enologia, André Gasperin, disse que “o consumo moderado do vinho no combate a doenças é um tema recorrente há mais de 20 anos”, e aconselhou beber uma taça de vinho por dia, como se costuma recomendar para a prevenção de doenças cardíacas.

Além do vinho, também há estudos de outras universidades mostrando que a maconha também poderia ter efeitos positivos no combate e também na prevenção de casos de covid.