Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de fevereiro de 2020, 17h14

Com showmício de The Strokes, Sanders busca triunfo em New Hampshire

Segundo pesquisas, Sanders venceria com folga a votação de terça-feira. Em 2016, New Hampshire deu vitória ao senador

Reprodução

Depois de bater seus oponentes no número de votos na problemática primária de Iowa e ficar em segundo na contagem de delegados, o senador Bernie Sanders busca levar vantagem em New Hampshire na próxima terça-feira (11), segundo estado das primárias do Partido Democrata. Em 2016, o estado foi um dos 23 que escolheu Sanders na disputa contra a ex-Secretária de Estado Hillary Clinton.

Se em 2016 o senador de Vermont despontou com 60% dos votos em New Hampshire e foi um dos candidatos que mais recebeu votos nas primárias do estado na história, em 2020 o cenário se apresenta diferente. Com pelo menos cinco fortes candidatos, o voto está mais diluído e Sanders parece não conseguir repetir o recorde, mas a expectativa é que siga vencendo no estado.

Entre os artifícios usados pelo senador para mobilizar o estado a seu favor está um showmício com a banda de indie rock nova-iorquina The Strokes. Um concerto será realizado na noite desta segunda-feira, véspera da votação, e contará ainda com a presença da deputada Alexandria Ocasio-Cortez. A parlamentar havia se postulado como pré-candidata à presidência, mas desistiu da empreitada.

“Como o único candidato verdadeiramente desconectado das grandes corporações, Bernie Sanders representa a nossa única chance de passar por cima do poder corporativo e ajudar os EUA a retomarem a democracia. É por isso que o apoiamos”, disse Julian Casablancas, vocalista do grupo.

Segundo pesquisas realizadas até aqui, Sanders venceria com uma margem entre 25% e 29% dos votos.

Em pesquisa revelada pela CNN na tarde desta segunda-feira, o senador aparece com 29%, seguido pelo ex-prefeito Pete Buttigieg – vencedor de Iowa – com 21%. Mais atrás aparecem o desidratado ex-vice-presidente Joe Biden, com 11%, e a senadora Elizabeth Warren, com 10%. Amy Klobuchar é a quinta colocada, com 7%.

Com a queda de Biden – quarto colocado em Iowa -, as chances do socialista conseguir ser o escolhido pelo Partido Democrata para enfrentar Donald Trump aumentaram.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum