Com showmício de The Strokes, Sanders busca triunfo em New Hampshire

Segundo pesquisas, Sanders venceria com folga a votação de terça-feira. Em 2016, New Hampshire deu vitória ao senador

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

Depois de bater seus oponentes no número de votos na problemática primária de Iowa e ficar em segundo na contagem de delegados, o senador Bernie Sanders busca levar vantagem em New Hampshire na próxima terça-feira (11), segundo estado das primárias do Partido Democrata. Em 2016, o estado foi um dos 23 que escolheu Sanders na disputa contra a ex-Secretária de Estado Hillary Clinton.

Se em 2016 o senador de Vermont despontou com 60% dos votos em New Hampshire e foi um dos candidatos que mais recebeu votos nas primárias do estado na história, em 2020 o cenário se apresenta diferente. Com pelo menos cinco fortes candidatos, o voto está mais diluído e Sanders parece não conseguir repetir o recorde, mas a expectativa é que siga vencendo no estado.

Entre os artifícios usados pelo senador para mobilizar o estado a seu favor está um showmício com a banda de indie rock nova-iorquina The Strokes. Um concerto será realizado na noite desta segunda-feira, véspera da votação, e contará ainda com a presença da deputada Alexandria Ocasio-Cortez. A parlamentar havia se postulado como pré-candidata à presidência, mas desistiu da empreitada.

"Como o único candidato verdadeiramente desconectado das grandes corporações, Bernie Sanders representa a nossa única chance de passar por cima do poder corporativo e ajudar os EUA a retomarem a democracia. É por isso que o apoiamos", disse Julian Casablancas, vocalista do grupo.

Segundo pesquisas realizadas até aqui, Sanders venceria com uma margem entre 25% e 29% dos votos.

Em pesquisa revelada pela CNN na tarde desta segunda-feira, o senador aparece com 29%, seguido pelo ex-prefeito Pete Buttigieg - vencedor de Iowa - com 21%. Mais atrás aparecem o desidratado ex-vice-presidente Joe Biden, com 11%, e a senadora Elizabeth Warren, com 10%. Amy Klobuchar é a quinta colocada, com 7%.

Com a queda de Biden - quarto colocado em Iowa -, as chances do socialista conseguir ser o escolhido pelo Partido Democrata para enfrentar Donald Trump aumentaram.

https://twitter.com/BernieSanders/status/1226862110317121536