Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de abril de 2019, 16h59

Comediante Vladimir Zelensky é eleito presidente da Ucrânia

Resultado oficial ainda não foi divulgado, mas pesquisas de boca de urna apontam que Zelenskiy, novato na política, terá 73% dos votos; o presidente em exercício, Petro Poroshenko, já assumiu a derrota.

O novo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski (Divulgação)

Neste domingo (21) de Páscoa ucranianos foram às urnas e elegeram um novo presidente. De acordo com as primeiras pesquisas de boca de urna, o comediante Vladimir Zelenski já pode ser considerado eleito. Ele deverá obter em torno de 73% dos votos.

O presidente em exercício, Petro Poroshenko, já assumiu a derrota.

“Fizemos isto juntos. Obrigado a todos os ucranianos que votaram em mim e aos que não votaram também. Prometo que não vou fazer bagunça”, disse o comediante, que é novato na política, após as primeiras pesquisas.

“Enquanto não sou formalmente presidente, como cidadão da Ucrânia, posso dizer a todos os países pós união Soviética: “Olhem para nós. Tudo é possível”, completou Zelensky.

Aos 41 anos, Zelensky se elegeu com uma campanha baseada no discurso de combate à corrupção. Um dos países mais pobres entre aqueles que faziam parte da antiga União Soviética, a Ucrânia tem 45 milhões de habitantes.

*Com informações da Agência Brasil e da Deutsche Welle


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum