Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de abril de 2019, 16h59

Comediante Vladimir Zelensky é eleito presidente da Ucrânia

Resultado oficial ainda não foi divulgado, mas pesquisas de boca de urna apontam que Zelenskiy, novato na política, terá 73% dos votos; o presidente em exercício, Petro Poroshenko, já assumiu a derrota.

O novo presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski (Divulgação)

Neste domingo (21) de Páscoa ucranianos foram às urnas e elegeram um novo presidente. De acordo com as primeiras pesquisas de boca de urna, o comediante Vladimir Zelenski já pode ser considerado eleito. Ele deverá obter em torno de 73% dos votos.

O presidente em exercício, Petro Poroshenko, já assumiu a derrota.

“Fizemos isto juntos. Obrigado a todos os ucranianos que votaram em mim e aos que não votaram também. Prometo que não vou fazer bagunça”, disse o comediante, que é novato na política, após as primeiras pesquisas.

“Enquanto não sou formalmente presidente, como cidadão da Ucrânia, posso dizer a todos os países pós união Soviética: “Olhem para nós. Tudo é possível”, completou Zelensky.

Aos 41 anos, Zelensky se elegeu com uma campanha baseada no discurso de combate à corrupção. Um dos países mais pobres entre aqueles que faziam parte da antiga União Soviética, a Ucrânia tem 45 milhões de habitantes.

*Com informações da Agência Brasil e da Deutsche Welle


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum