Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de outubro de 2019, 12h49

Conmebol já estuda transferir final da Libertadores entre Flamengo e River por causa de protestos no Chile

Jogo pode ser em Montevidéu, Assunção, ou até mesmo voltar à fórmula de duas partidas finais, no Rio e em Buenos Aires. Nesta quarta-feira, o presidente chileno Sebastián Piñera cancelou as cúpulas da APEC e COP 25 no 13º dia seguido de atos contra o desastroso modelo econômico neoliberal

Bolsonaro e Moro assistem a jogo do Flamengo no estádio Mané Garrincha (Reprodução/Twitter)

Direto do Chile, especial para a Fórum

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) já está estudando uma mudança na sede da final da Libertadores entre Flamengo e River Plate da Argentina, marcada para o dia 23 de novembro, devido às manifestações que não param no Chile.

A partida decisiva entre cariocas e bonaerenses está programada para acontecer no Estádio Nacional, em Santiago, mas a Conmebol já trabalha com a possibilidade de ter que alterar o local do duelo. As alternativas cogitadas seriam o Estádio Centenário de Montevidéu, o Defensores del Chaco, em Assunção, ou mesmo a realização de uma final em duas partidas, no Rio e em Buenos Aires, como eram as finais da Libertadores antigamente.

A possibilidade de mudança da sede ganhou força nesta quarta-feira (30), depois que o presidente Sebastián Piñera anunciou que o Chile desistiu de organizar as cúpulas APEC e COP25, que aconteceriam nos meses de novembro e dezembro, respectivamente.

A reunião da APEC (Cooperação Econômica Ásia Pacífico), estava marcada para a semana entre 11 e 17 de novembro, e contava com grande expectativa pela participação confirmada dos três presidentes das grandes potências mundiais da atualidade: o russo Vladimir Putin, o estadunidense Donald Trump e o chinês Xi Jinping. A negativa chilena acontece horas depois de Putin confirmar sua desistência em participar, embora já havia rumores de que tanto China quanto Estados Unidos estavam prestes a seguir o exemplo russo.

A COP25 é a conferência do clima, e também contaria com a presença de importantes líderes mundiais, além da ativista sueca Greta Thunberg, que havia sido convidada por Piñera para visitar o Palácio de La Moneda. A reunião estava marcada para acontecer entre os dias 2 e 13 dezembro.

O anúncio de Piñera aconteceu há poucas horas, e ainda não há certezas sobre o futuro dos dois eventos, se terão a sede transferida a outro país ou se serão simplesmente cancelados.

Bolsonaro
Na última sexta-feira (25), O Flamengo desmentiu Jair Bolsonaro, que havia declarado durante evento na China, que foi convidado por dirigentes do clube carioca para assistir à final da Libertadores, contra o River Plate.

A assessoria do clube ainda negou ter fornecido o agasalho que Bolsonaro presenteou o presidente chinês, Xi Jinping.

“Ele (presidente chinês) é um esportista. Gosta de futebol, falou uma meia dúzia de nomes de jogadores brasileiros”, declarou Bolsonaro, se referindo ao líder chinês. O agasalho do clube do Rio foi assinado pelo presidente brasileiro.

 

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum