Global

Coronavírus: nova variante sul-africana preocupa; país pede reunião com a OMS

Batizada de B.1.1.529, a cepa tem como característica principal a alta transmissibilidade e deixou a pergunta no ar para os cientistas: as vacinas existentes podem detê-la?

Compartilhar

Uma nova variante do Sars-Cov-2, o coronavírus responsável pela Covid-19, identificada na África do Sul e batizada como B.1.1.529, é a mais recente preocupação de virologistas e outros cientistas de todo o mundo. O motivo do alerta é o fato de a cepa ter 32 mutações em sua proteína spike, justamente a parte do patógeno sobre a qual são trabalhadas as vacinas, que impedem a entrada do vírus nas células e sua multiplicação.

O virologista brasileiro Túlio de Oliveira, que é diretor do laboratório Krisp, da Escola de Medicina Nelson Mandela, vinculada à Universidade Kwa-Zulu-Natal, que fica em Durban, na África do Sul, afirmou que a variante B.1.1.529 teria, potencialmente, uma transmissibilidade muito maior que cepas anteriores e que, pelo fato de ter tantas mutações em sua proteína spike, não se sabe se as vacinas atuais contra o Sars-Cov-2 seriam capazes de detê-la.

Joe Phaahla, ministro da Saúde da África do Sul, admitiu recentemente que a aparição dessa variante é vista como uma “grande ameaça” e que ela levaria a novas restrições sérias no país caso se espalhe com rapidez. Até agora, o número oficial de casos diagnosticado com a B.1.1.529 é 22, sendo a maior parte na África do Sul, embora a variante tenha sido encontrada também num paciente de Botswana e em Hong Kong (em um homem que acabara de chegar da África do Sul).

Autoridades médicas, científicas e sanitárias sul-africanas ficaram tão alarmadas com a B.1.1.529 que solicitaram a formação de um grupo de trabalhos com os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar do assunto. Ainda que o clima seja de preocupação, não existe uma resposta objetiva e clara se essa nova mutação seria combatida com as vacinas atualmente existentes no mercado.

Notícias relacionadas

Este post foi modificado pela última vez em 25 nov 2021 - 17:10 17:10

Henrique Rodrigues

Jornalista e professor de Literatura Brasileira.

Por
Henrique Rodrigues

Última hora

  • Redes Sociais

Vovô de 97 anos faz piruetas em piscina pública do RS; veja vídeo

A cena do "vovô radical" viralizou nas redes sociais; assista

28 jan 2022 - 15:04
  • Política

Alexandre de Moraes nega recurso e mantém depoimento de Bolsonaro à PF

O ministro do STF afirmou que a AGU protocolou petição defendendo a ausência de Bolsonaro,…

28 jan 2022 - 14:58
  • Global

Exemplo mundial, Cuba conclui vacinação pediátrica do Covid-19

Enquanto o Ministério da Saúde do Brasil protela imunização, o governo cubano vacinou mais de…

28 jan 2022 - 14:45
  • Coronavírus

“A volta às aulas agora é absolutamente equivocada”, alerta Marcos Caseiro

Em relação ao aumento no número de casos da Covid-19, o infectologista destacou: “Eu posso…

28 jan 2022 - 14:04