Debate nos EUA: Trump acusa Biden de “fazer um acordo com o socialista Sanders”

Atual presidente afirmou que seu adversário “ganhou por muito pouco nas primárias” (não é verdade) e que por isso “pactuou com a esquerda um programa em comum para implementar o socialismo no país”

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O primeiro debate da campanha presidencial dos Estados Unidos, entre Joe Biden (Partido Democrata) e Donald Trump (Partido Republicano), nesta terça-feira (29) teve um primeiro bloco marcado por confusão, interrupções entre ambos (mas principalmente por parte de Trump) e uma acusação: a de que Biden teria feito um pacto com Bernie Sanders para “implementar o socialismo nos Estados Unidos”.

Após pergunta do moderador (o jornalista Chris Wallace da Fox News) sobre o sistema de saúde dos Estados Unidos, Trump afirmou que acabou com o programa criado por Barack Obama (conhecido como “Obamacare”) porque seria “o início do socialismo nos Estados Unidos”. Em seguida, disse que se Biden vencesse as eleições “reiniciaria esse plano, devido a um acordo que fez com o socialista Bernie Sanders”.

Biden respondeu dizendo que “jamais fez acordo programático” com Sanders”, mas logo foi interrompido por Trump, que afirmou que o democrata "teve que fazer um pacto com a esquerda, porque ganhou as primárias por muito pouco, e teve que pactuar com a esquerda um programa em comum para implementar o socialismo no país”. A informação não é verdadeira. A vantagem de Biden sobre Sanders foi de mais de 15%.

Em meio a interrupções mútuas, Biden insistiu em que jamais fez acordo com Sanders, enquanto Trump disse que ele "acabava de perder os votos da esquerda”.