Defesa Civil do Chile emite alerta de tsunami por engano e gera pânico

A Onemi enviou uma série de mensagens determinando evacuação da costa chilena por "falha no sistema"

O Escritório Nacional de Emergência do Ministério do Interior do Chile (Onemi), equivalente à Defesa Civil no Brasil, emitiu um alerta de evacuação das praias por risco de Tsunami a todos os celulares do país neste sábado (23) em meio a fortes terremotos que abalaram o país. A mensagem, no entanto, foi enviada por engano.

“Alerta de Emergência. Onemi determina abandonar zona de praia”, dizia a mensagem que foi enviadas para os celulares dos chilenos diversas vezes. Ao acessar a mensagem, era possível observar que o anúncio se trava de “ameaça de Tsunami para as costas do Chile”.

Após o alarme geral, o Onemi foi às redes informar que a mensagem deveria ter sido enviada apenas para os celulares dos integrantes da base chilena na Antártida. “Nossos técnicos estão verificando a falha do sistema”, afirma a entidade no tuíte.

Por conta da confusão, que provocou a evacuação em alguns lugaras, a Onemi teve que reforçar que o alerta não era para todo o país: “Atenção. Reiteramos que nenhuma evacuação foi declarada para o litoral em nível nacional, apenas para a área de praia do território antártico”.

Nas redes sociais, diversos usuários criticaram a entidade e mostraram a quantidade de alertas que foram recebidos. Uma série de memes também surgiu.

Com informações do 24 Horas Chile

Confira:

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR