domingo, 20 set 2020
Publicidade

Democratas criticam ataque de Trump que matou Soleimani: “Não consultou o Congresso”

A presidenta da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi às redes sociais nesta sexta-feira (3) para criticar o ataque do presidente Donald Trump contra Bagdá, no Iraque, na noite desta quinta-feira (2). De acordo com ela, ação foi realizada “sem a consulta do Congresso”.

O administrador do Trump realizou ataques no Iraque contra oficiais militares iranianos de alto nível e matou o comandante iraniano Qasem Soleimani da Força Quds sem um AUMF (autorização de uso de força militar contra terroristas) contra o Irã. Além disso, essa ação foi tomada sem a consulta do Congresso”, escreveu.

“As maiores prioridades dos nossos líderes são proteger as vidas e os interesses americanos. Mas estaremos colocando isso em risco ao participar de ações provocativas e desproporcionais”, disse em outro trecho do comunicado.

O deputado Andy Kim, ex-consultor sobre o Iraque no Conselho de Segurança Nacional do ex-presidente Barack Obama, também alertou para os perigos da decisão de Trump. “Esse cenário em particular é o que eu temo há muitos anos e que pode muito bem levar ao tipo de violência e caos que estamos tentando desesperadamente nos manter fora”, disse. “As próximas horas e dias serão muito importantes”, completou.

Confira:

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.