Deputado pede que Itamaraty conceda visto humanitário a refugiados do Afeganistão

Reginaldo Lopes ainda cobra uma posição do governo Jair Bolsonaro sobre o Talibã

Refugiados no aeroporto de Cabul, no Afeganistão (Reprodução)
Escrito en GLOBAL el

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou um requerimento ao Itamaraty e ao Comitê Nacional dos refugiados (Conare) pedindo a concessão de visto humanitário a refugiados do Afeganistão, que estão fugindo do país depois que o grupo fundamentalista Talibã tomou o poder.

Leia também: Brasileiro está desaparecido no Afeganistão

“O Brasil tem responsabilidade histórica com a solidariedade internacional e tem condições de atuar no enfrentamento à crise humanitária que se dá no Afeganistão", afirmou o deputado à Fórum.

Para Reginaldo, o Brasil também tem condições de atuar em estratégias de médio e curto prazo, como a ampliação do reassentamento de refugiados em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

"Além de conceder visto humanitário aos afegãos e afegãs refugiadas, outras ações podem ser feitas, como políticas de reassentamento e o reconhecimento do status de refugiado para os cidadãos estrangeiros nesta condição, o que facilita a luta dessas pessoas para terem suas famílias de volta", disse.

O deputado mineiro ainda cobrou uma posição do governo Jair Bolsonaro sobre o Talibã, "para que o Brasil exija que a ONU monitore o impacto do regime do grupo fundamentalista no cumprimento dos direitos humanos no Afeganistão”.

O requerimento é endereçado ao chanceler Carlos França e ao presidente do Conare, Claudio de Castro Panoeiro.

Leia a íntegra do requerimento