O que o brasileiro pensa?
05 de dezembro de 2019, 12h17

Deu no New York Times: Em tempos de Bolsonaro, Amazônia está completamente sem Lei

Reportagem especial acusa Bolsonaro de permitir que "madeireiros, fazendeiros e mineiros" explorem a floresta sem qualquer fiscalização ambiental

Reprodução/NYT

O jornal New York Times publicou nesta quinta-feira (5) uma reportagem especial sobre os impactos negativos do governo de Jair Bolsonaro na floresta amazônica. Sob o título “A Amazônia está completamente sem lei: a floresta tropical após o primeiro ano de Bolsonaro”, a reportagem culpa o presidente pelo aumento deste ano nos índices de desmatamento do bioma.

O desmatamento na maior floresta tropical do mundo, um importante amortecedor contra as mudanças climáticas, disparou sob o presidente Jair Bolsonaro do Brasil”, diz o texto, logo em seus primeiros parágrafos. Em seguida, a reportagem de conta que Bolsonaro prometeu liberar a exploração da indústria na floresta, além de reduzir fiscalizações.

“E seu governo seguiu adiante, cortando fundos e pessoal para enfraquecer a aplicação das leis ambientais. Na ausência de agentes federais, madeireiros, fazendeiros e mineiros entraram [na floresta], encorajados pelo presidente e ansiosos para satisfazer a demanda global”, relata.

A reportagem ainda sustenta que o governo de Bolsonaro “fez alguns acenos” para combater o desmatamento ilegal, mas o presidente “reafirmou sua antiga posição de desdém pelo trabalho de conservação”.

“Ele disse uma vez que a política ambiental do Brasil estava ‘sufocando o país’; prometeu em sua campanha que nenhuum centímetro quadrado de terra seria designado para os povos indígenas; e, no mês passado, ele ignorou dados oficiais sobre o desmatamento”, cita o texto.

O jornal americano já fez diversas reportagens denunciando o descaso de Bolsonaro com relação ao meio ambiente. Em setembro, quando os incêndios na floresta amazônica se intensificaram, o NYT deu amplo destaque à crise ambiental brasileira, além de ironizar a postura do presidente, que culpava as ONGs como responsáveis pelas chamas.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum