#Fórumcast, o podcast da Fórum
13 de outubro de 2019, 19h01

“Dilma, Cristina e Bachelet marcaram a história da América Latina”, diz candidata a vice do Uruguai

Graciela Villar destacou a importância do trio, que governou Brasil, Argentina e Chile

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Em entrevista publicada neste domingo (13) no jornal argentino Página 12, a candidata à vice-presidência do Uruguai na chapa da Frente Ampla, Graciela Villar, exaltou o trio formado pelas ex-presidentas Dilma Rousseff, no Brasil, Cristina Kirchner, na Argentina, e Michelle Bachelet, no Chile. Villar compõe chapa com Daniel Martínez em um país que ainda não elegeu uma mulher para a Presidência, mas que pode eleger, pela segunda vez, uma vice-presidenta.

“A trilogia de Bachelet, Dilma y Cristina marcou a história da América Latina com características bem distintas, com sortes distintas. Mas atravessaram dores”, disse em conversa com a jornalista Mercedes López San Miguel, do periódico argentino.

A militante, com larga história no movimento sindical e feminista, foi escolhida pelo candidato Daniel Martínez como vice após o socialista vencer as prévias da aliança, mantendo uma tradição inaugurada pela Frente Ampla de garantir a paridade nas chapas presidenciais.

Atualmente a vice é ocupada por Lucía Topolansky, uma figura histórica no partido que já ocupou o posto de presidenta do Senado e de primeira-dama, por ser casada com o ex-presidente Pepe Mujica. Topolansky se tornou a primeira mulher a chegar ao posto ao ser eleita em 2017 ao lado de Tabaréz Vazquez.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum