sexta-feira, 18 set 2020
Publicidade

Donald Trump quer alterar censo e incluir pergunta: “Você é um cidadão dos EUA?”

Dando continuidade à sua política xenofóbica de caça aos imigrantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) pelo Twitter que está trabalhando para incluir uma pergunta “simples e básica” no censo de 2020: “Você é um cidadão dos EUA?”

“É muito importante para o nosso país o simples e básico “você é um cidadão dos Estados Unidos?”, questão a ser autorizada para ser perguntada no censo 2020. Os departamentos de comércio e de Justiça estão trabalhando muito duro para isso, mesmo no dia 4 de julho”, tuitou Trump, em inglês, referindo-se ao feridado da independência, comemorado nesta quinta-feira.

Fã confesso de Trump, desde antes de que assumisse a Presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro também está propondo reformulações no censo realizado no Brasil, com a desculpa de que é preciso reduzir gastos.

Com isso, Bolsonaro pretende “economizar” nas perguntas e retirar da pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) questões relacionadas a rendimento, migração e posse de bens.

Durante visita aos EUA em março, em entrevista ao canal Fox News, Bolsonaro declarou que “a maioria dos imigrantes não tem boas intenções”, ao fazer a defesa da construção do muro na fronteira com o México por Trump.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.