Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de julho de 2019, 08h46

Donald Trump quer alterar censo e incluir pergunta: “Você é um cidadão dos EUA?”

Fã confesso de Trump, desde antes de que assumisse a Presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro também está propondo reformulações no censo realizado no Brasil, com a desculpa de que é preciso reduzir gastos

Bolsonaro e Trump (Foto: Alan Santos/PR)

Dando continuidade à sua política xenofóbica de caça aos imigrantes, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (4) pelo Twitter que está trabalhando para incluir uma pergunta “simples e básica” no censo de 2020: “Você é um cidadão dos EUA?”

“É muito importante para o nosso país o simples e básico “você é um cidadão dos Estados Unidos?”, questão a ser autorizada para ser perguntada no censo 2020. Os departamentos de comércio e de Justiça estão trabalhando muito duro para isso, mesmo no dia 4 de julho”, tuitou Trump, em inglês, referindo-se ao feridado da independência, comemorado nesta quinta-feira.

Fã confesso de Trump, desde antes de que assumisse a Presidência dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro também está propondo reformulações no censo realizado no Brasil, com a desculpa de que é preciso reduzir gastos.

Com isso, Bolsonaro pretende “economizar” nas perguntas e retirar da pesquisa nacional conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) questões relacionadas a rendimento, migração e posse de bens.

Durante visita aos EUA em março, em entrevista ao canal Fox News, Bolsonaro declarou que “a maioria dos imigrantes não tem boas intenções”, ao fazer a defesa da construção do muro na fronteira com o México por Trump.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum