Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
27 de outubro de 2019, 21h53

Eleição no Uruguai deve ter segundo turno entre Daniel Martínez e Luis Lacalle Pou

Martínez, da coalizão Frente Ampla, teve 40,7% dos votos. Já o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, da direita, ficou com 29,9%

Reprodução/Twitter

Pesquisas de boca de urna estão apontando para um segundo turno nas eleições do Uruguai, que ocorreram neste domingo (27). Pelas projeções, Daniel Martínez, da esquerda, disputará o cargo com o direitista Luis Lacalle Pou.

Martínez, da coalizão Frente Ampla, teve 40,7% dos votos, e o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, da direita, teve 29,9%, segundo as pesquisas. Eles vão disputar o segundo turno da eleição presidencial em 24 de novembro.

A Frente Ampla governa o país há 15 anos, com o atual presidente, Tabaré Vázquez, e seu antecessor, José Mujica. Além da presidência, uruguaios também votaram pelas 99 cadeiras da Câmara e 30 do Senado, mais os governos regionais. Todos são eleitos para mandatos de cinco anos.

O dia de votação no país foi tranquilo, conforme informou o jornalista Fernando Stern, que cobriu as eleições direto do Uruguai. Ele acompanhou o discurso de Martínez na Avenida 18 de Julho, depois de divulgado os resultados preliminares das eleições, e disse que o candidato afirmou que vai continuar lutando para manter o país crescendo e que “o Uruguai não vai dar cheque em branco pra ninguém”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum