#Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de outubro de 2019, 10h47

Eleições na Bolívia: Evo Morales tenta decidir no primeiro turno

Última pesquisa, da IPSOS, aponta resultado favorável ao atual presidente, com 40% de votos, contra 22% de Carlos Mesa

Evo Morales - Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O atual presidente da Bolívia, Evo Morales, tenta, neste domingo (20), chegar a seu quarto mandato presidencial, no período 2020-2025. As eleições começaram nesta manhã e quase 7,3 milhões de bolivianos devem comparecer às urnas. O principal adversário de Evo é o centrista Carlos Mesa.

O atual presidente, representante do partido Movimiento Al Socialismo (MAS), tenta decidir no primeiro turno, mas pode, pela primeira vez, enfrentar o segundo. Isso irá ocorrer caso ele não consiga atingir 50% dos votos mais um ou 40% dos votos e uma vantagem de pelo menos dez pontos sobre o segundo colocado.

No domingo (13), último dia em que foi permitida a divulgação de pesquisas, o resultado mais favorável foi apontado pela IPSOS, que dava a Evo 40% de votos, contra 22% de Carlos Mesa, do Partido Comunidad Ciudadana (CC).

Indecisos

As pesquisas indicam ainda um elevado índice de indecisos, por volta de 10%, o que pode ser decisivo para definição do resultado no primeiro turno ou não.

Somente no Brasil, mais de 45 mil eleitores bolivianos estão habilitados para votar, sendo mais de 44 mil no estado de São Paulo.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum