Fórum Educação
02 de março de 2020, 12h53

Eleitores democratas dos EUA preferem o socialismo ao capitalismo, diz pesquisa

Medição foi realizada no Texas e na Califórina, os dois estados que mais distribuirão delegados nesta Super Terça, que pode ser crucial para a nomeação do candidato do partido à corrida presidencial

Cartaz a favor do socialismo democrático, em ato de campanha de Bernie Sanders (foto: Twitter)

As prévias do Partido Democrata terão nesta terça (3), também chamada de Super Terça, algumas das suas disputas mais importantes, nos estados do Texas e da Califórnia.

Em ambos, Bernie Sanders aparece em vantagem nas pesquisas contra Joe Biden – de 12 pontos de diferença no caso californiano, e um terço disso no caso texano. Mas existe outro dado que chama bastante mais a atenção, e que certamente favorece o senador, que se autodenomina como um “socialista democrático”.

Segundo uma pesquisa recente da CBS News e pelo instituto YouGov, realizada entre os dias 27 e 29 de fevereiro, a maioria dos eleitores do Partido Democrata dos estados do Texas e da Califórnia prefere o conceito de socialismo que o de capitalismo.

O resultado é bastante surpreendente, não só pelo forte sentimento antissocialista que ainda existe no país, como resquício da Guerra Fria, mas também porque a vantagem socialista não é pequena.

Na Califórnia, 57% dos entrevistados disse preferir o socialismo, enquanto 45% defendeu o capitalismo como melhor sistema. No Texas, onde se supõe que o eleitorado é mais conservador, mesmo entre os democratas, 56% disseram gostar mais do socialismo, e apenas 37% escolheram o capitalismo. A margem de erro é de 4% na Califórnia e 6% no Texas, mas não mudam em nada a tendência.

O discurso socialista de Bernie Sanders tem sido um dos assuntos mais polêmicos da campanha democrata. Como líder momentâneo na disputa, o senador tem sido o principal alvo em todos os debates, e sua postura ideológica foi escolhida como o elemento a ser atacado.

Contudo, esses ataques ainda não surtiram efeito nas pesquisas. Resta saber se terá efeito nas votações, como poderá ser averiguado nesta terça.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum