domingo, 20 set 2020
Publicidade

Elon Musk é “hipócrita”, diz Bernie Sanders após bilionário falar de “golpe em quem quisermos” por causa do lítio

O senador estadunidense Bernie Sanders chamou de “hipócrita” o bilionário sul-africano Elon Musk, dono da empresa Tesla e 5ª pessoa mais rica do mundo, que ameaçou dar um “golpe em quem quisermos” por causa do lítio, principal matéria-prima de seus veículos, movidos a eletricidade.

Leia também: Bilionário Elon Musk admite participação no golpe na Bolívia: “Lide com isso”

“Que hipócrita. Elon Musk recebeu bilhões de dólares em benefícios sociais de contribuintes dos EUA. Agora ele quer impedir que 30 milhões de americanos que perderam empregos recebam US $ 600 por semana em benefícios de desemprego, enquanto sua riqueza aumentou US $ 46,7 bilhões nos últimos quatro meses. Patético”, tuitou Sanders sobre as críticas feitas por Musk de que um novo pacote de estímulo do governo estadunidense por causa da pandemia do coronavírus não seria benéfico para o povo.

Excêntrico, Musk voltou a provocar polêmica neste sábado (25) após responder que “nós vamos dar golpes em quem nós quisermos! Lide com isso” ao ser questionado nas redes sobre o seu papel no golpe orquestrado na Bolívia em outubro do ano passado em razão das reservas de lítio presentes no país.

O tuíte foi comentado por Evo Morales, que sofreu o golpe na Bolívia. “Elon Musk, dono da maior fábrica de carros elétricos, fala sobre o golpe na Bolívia: ‘Vamos dar golpes em quem quisermos’. Outra prova de que o golpe foi devido ao lítio boliviano; e dois massacres como saldo. Sempre defenderemos nossos recursos!”, escreveu no Twitter.

Em entrevista à Fórum, em abril, Morales classificou o episódio ocorrido em novembro de 2019 na Bolívia como “um golpe ao índio, ao modelo econômico e um golpe ao lítio”. Sobre o minério, eles explicou que a Bolívia tem “as maiores reservas de lítio do mundo, maiores que as do Chile e da Argentina, e tínhamos um projeto de industrialização do lítio por conta própria, e os Estados Unidos não perdoaram essa nossa política”.

A declaração de Musk continua rendendo nas redes sociais. O jornalista estadunidense Brian Mier, co-editor do site Brazil Wire, lembrou na rede social que a fortuna do dono da Tesla, avaliada em quase 70 bilhões de dólares, supera o Produto Interno Bruto (PIB) da Bolívia, que em 2019 chegou a 40,9 bilhões de dólares.

Plinio Teodoro
Plinio Teodoro
Plínio Teodoro Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.