Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
13 de novembro de 2019, 16h45

Em áudio vazado, comandante-chefe da polícia chilena garante impunidade para cometer abusos

Em discurso durante evento que reuniu os efetivos que atuam nas ruas durante as manifestações, o general Mario Rozas assegurou: “Vocês têm todo o meu apoio, e como vou demonstrar? Não afastando ninguém por procedimento policial, mesmo se for obrigado”

Foto: Victor Farinelli

Do Chile, especial para a Fórum

O assunto do dia neste Chile marcado por quase um mês de convulsão social envolve uma espécie de carta branca para violar os direitos humanos, imposta pelo comandante-chefe dos Carabineros (polícia militarizada chilena, similar à PM no Brasil), general Mario Rozas.

A revelação é parte de um áudio que vazou ao site local Verdad Ahora, e que mostra Rozas dizendo aos seus comandados que “vocês têm todo o meu apoio, e como vou demonstrar? Não afastando ninguém por procedimento policial, mesmo se for obrigado”.

A declaração aconteceu em evento organizado para instrução dos policiais que atuam durante as manifestações, onde o general enfatizou a importância de demonstrar seu apoio à atuação policial, mesmo nas ações que terminaram em violações aos direitos humanos, e que estão sendo questionadas na Justiça local e por organismos internacionais.

Nos últimos dias, os tribunais chilenos receberam milhares de denúncias, incluindo dezenas de assassinatos, outra dezena de estupros, e centenas de casos de torturas, lesões graves e prisões ilegais, entre outros abusos.

Em outro trecho do áudio, Rozas confessa que “vocês estão com medo? Eu estou cagado de medo, mas nessas horas, a melhor forma de enfrentar isso é nos apoiando entre todos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum