Em conversa com Bolsonaro, Alberto Fernández defende fortalecimento do Mercosul

Presidentes da Argentina e do Brasil tiveram seu primeiro diálogo, por videoconferência, e conversaram sobre o futuro do mercado comum do qual Paulo Guedes propôs se distanciar

Nesta segunda-feira (30), celebrou-se o Dia da Amizade Argentino-Brasileira, com uma videoconferência entre os presidentes dos dois países, Alberto Fernández e Jair Bolsonaro.

Pode parecer algo trivial na relação entre dois vizinhos tão próximos, mas se tratou da primeira conversa entre Bolsonaro e Fernández desde que ambos são presidentes dos seus respectivos países – Fernández tomou posse em dezembro de 2019, após vencer o ex-presidente Mauricio Macri, que concorria à reeleição apoiado por Bolsonaro, que fez algumas declarações ofensivas sobre o peronista, que tornaram impossível alguma relação.

Justamente por isso, os primeiros minutos da conversa foram de moderação por ambos os lados. Fernández afirmou que “esta data nos convida a deixar as diferenças no passado e enfrentar o futuro com as ferramentas que funcionam”, se referindo às relações comerciais entre os dois países e mais especialmente ao Mercosul, bloco econômico que tem em ambos seus dois principais integrantes.

Por sua parte, Bolsonaro declarou que considera o Mercosul como “o principal pilar da integração do Brasil” e defendeu a criação de “mecanismos mais ágeis e menos burocráticos” no organismo.

A declaração marca uma mudança de postura do bolsonarismo com relação ao bloco econômico, e também pode ser mais um indício de desgaste entre o presidente e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, quem já chegou a ameaçar a saída do Brasil do Mercosul.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR