Fórumcast, o podcast da Fórum
23 de agosto de 2019, 16h32

Em crítica à destruição da Amazônia, Naomi Klein diz que Bolsonaro é fruto de um golpe

"A presidência de Jair Bolsonaro, em si, é uma cena de crime. Ele apenas está no poder por causa de uma série de golpes ilegais - primeiro contra Dilma, depois Lula", destacou a jornalista canadense, em sintonia com as críticas de outras personalidades internacionais

Bolsonaro e a caneta Bic (Arquivo/PR)

Com o avanço das críticas no âmbito internacional sobre a política ambiental de Jair Bolsonaro devido ao crescimento das queimadas e do desmatamento na Amazônia, o golpe iniciado no Brasil em 2016 com a derrubada de Dilma Rouseff voltou a ser alvo de denúncia no exterior. A jornalista canadense Naomi Klein e a jornalista e deputada argentina Gabriela Cerruti consideram que o projeto de destruição de Bolsonaro tem origem no plano golpista, que prendeu Lula e elegeu o atual presidente.

“Enquanto observamos a Amazônia queimar, lembre-se: A presidência de Jair Bolsonaro, em si, é uma cena de crime. Ele apenas está no poder por causa de uma série de golpes ilegais – primeiro contra Dilma, depois Lula, que teria facilmente derrotado Bolsonaro nas urnas. Antes do Brasil queimar, ele foi roubado”, avaliou Klein, em mensagem postada via Twitter nesta sexta-feira (23) que recebeu mais de 14 mil curtidas e 6 mil retuítes.

Antes da mensagem, a jornalista denunciava que as chamas que afetam o mundo hoje se devem à ascensão de “incendiários” aos cargos mais altos de seus países. “Isso é loucura total. Precisamos de um New Deal Verde global. Todos nós precisamos nos perguntar: em quem confiamos para liderar isso e como vamos ajudá-los?”, tuitou a autora do livro “A Doutrina do Choque – a ascensão do capitalismo de desastre”.

A ex-presidenta Dilma Rousseff escreveu um artigo sobre a publicação de Klein relacionando o tuíte com a denúncia que ela traz em “Doutrina do Choque”. Esse texto foi compartilhado pela deputada federal argentina Gabriela Cerruti, que fez um chamado para que o mundo perceba que Bolsonaro é fruto de um golpe. “O presidente que está destruindo a Amazônia é produto de um golpe de estado. Talvez agora, finalmente, o mundo escute a verdade”, disse a jornalista.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum