Em vídeo de despedida, Trump diz ser 'outsider' e afirma que "está apenas começando"

O republicano, que deixa a Casa Branca na quarta-feira, disse que criou "o maior movimento político da história dos Estados Unidos"

Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O presidente não-reeleito dos Estados Unidos, Donald Trump, preparou um vídeo de despedida do governo para esta terça-feira (19), seu último dia no comando dos EUA. Ele pediu orações para o próximo governo, comandado pro Joe Biden, e sinalizou que sua jornada "está apenas no começo".

Em vídeo de 20 minutos, o republicano faz um balanço sobre o seu governo e afirma ter cumprido com suas promessas de campanha. No discurso, ele fala sobre "valores" e diz que chegou ao governo como um "verdadeiro outisider", "contra o sistema".

"Enquanto nos preparamos para passar o poder para um novo governo ao meio-dia de quarta-feira, quero que vocês saibam que o movimento que nós iniciamos está apenas começando", declarou o mandatário.

"Nós criamos o maior movimento político da história do nosso país e a maior economia da história do mundo. Nós resgatamos o princípio de que uma nação para existir deve servir aos seus cidadãos. Nossa agenda não era sobre direita ou esquerda, republicanos ou democratas, mas sobre o bem da nação", disse ainda.

O episódio da invasão do Capitólio - promovida por apoiadores do republicano - também foi lembrado: "Todos os americanos ficaram horrorizados com o ataque ao nosso Capitólio. A violência política é um ataque a tudo que prezamos como americanos. Isso nunca pode ser tolerado. Agora, mais do que nunca, devemos nos unir em torno de nossos valores compartilhados, superar o rancor partidário e forjar nosso destino comum".

Ao comentar que "esta semana começa uma nova administração", ele pede que "rezem" pelo próximo governo. Trump não cita o nome do presidente eleito Joe Biden no discurso.

Além disso, nem neste último ato, o mandatário deixou de atacar a China e chamou o coronavírus de "China vírus".

Confira:

https://www.youtube.com/watch?v=6h5_d3DUdR4

Com informações da Folha de S. Paulo e de O Globo