Em vídeo, ONU alerta para aumento da violência doméstica contra mulheres devido à quarentena

“Para mais de 200 milhões de mulheres, ficar em casa não significa estar seguro”, diz a campanha lançada pela ONU Mulheres, nesta segunda-feira

Cena da nova campanha da ONU Mulheres (foto: reprodução)
Escrito en GLOBAL el

A agência ONU Mulheres lançou nesta segunda-feira (4), em evento na cidade de Chicago, o vídeo da nova campanha contra a violência doméstica, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de proteger as pessoas que sofrem com esse problema, especialmente no atual contexto de pandemia do novo coronavírus.

Segundo a entidade, os números de casos de agressões físicas, muitas vezes com resultados fatais, têm aumentado significativamente em vários países, e há analistas que consideram que as quarentenas impostas em alguns desses países acabam sendo um obstáculo para que as vítimas evitem essas situações ou possam denunciá-las.

O vídeo da ONU Mulheres se chama “Por trás da máscara” e tem 40 segundos. Nele, uma mulher usando uma máscara protetora aparece olhando fixamente para a câmera, até que, depois se alguns segundos, ela retira a proteção e revela hematomas na bochecha e na parte inferior dos lábios.

Logo, aparece a mensagem: “Para mais de 200 milhões de mulheres, ficar em casa não significa estar em segurança. Ajude as vítimas da violência doméstica durante a pandemia de covid-19”.

Na conta da ONU Mulheres no Twitter, o vídeo é acompanhado por outro apelo. “Descubra a realidade de milhões de mulheres em todo o mundo e ajude a sede de Chicago da ONU Mulheres a fornecer recursos para as vítimas”, diz a publicação.