Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
30 de dezembro de 2019, 21h27

Espanha declara “personas non gratas” representantes da ditadura boliviana após expulsão de diplomatas

Após o governo golpista da Bolívia anunciar a expulsão, diplomatas da Espanha foram agredidos em carro por apoiadores do golpe. Veja vídeo

O Governo da Espanha divulgou nesta segunda-feira (30) um comunicado no qual lamentou a atitude do governo golpistada Bolívia de expulsar diplomatas espanhóis do país. No documento, o governo espanhol também declarou “personas non gratas” três representantes da ditadura boliviana no país.

Segundo o comunicado, a Espanha pretende manter relações de diplomacia com a Bolívia e seguir como um país acolhedor aos seus cidadãos. O texto afirma que, hoje, existem cerca de 200.000 bolivianos vivendo em território espanhol, “e encontrando-se plenamente integrados em nossa sociedade”.

O texto também diz que a Espanha nega qualquer insinuação sobre suposta tentativa de interferir em assuntos internos da Bolívia e que qualquer afirmação como essa consiste numa calúnia constituída para prejudicar a relação entre os dois países. “A relação entre os nossos dois países se baseia no mútuo respeito às nossas instituições democráticas e essa será sempre a referência nas nossas ações”, diz.

A Espanha também pede que o governo interino boliviano se retrate em relação às acusações dirigidas aos diplomatas. Contudo, diante do “gesto hostil” do governo da Bolívia, “a Espanha decidiu declarar como ‘personas non gratas’ três membros do pessoal diplomático e consular boliviano” no país.

Agressão nas ruas
Após a declaração do governo interino da Bolívia que deu ordem de expulsão a diplomatas espanhóis e mexicanos na manhã desta segunda-feira (30), apoiadores do golpe tentaram agredir a comitiva espanhola.

Em vídeo publicado na internet, é possível ver bolivianos impedido a passagem aos carros onde se encontravam os diplomatas espanhóis.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum