Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 21h14

Espanha: Sánchez consegue acordo que vai permitir governo de coalizão de esquerda

A formação do governo do PSOE com o Unidas Podemos dependia de um compromisso da esquerda catalã pela abstenção

Pedro Sánchez e Pablo Iglesias Foto: Reprodução

O partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) anunciou nesta quinta-feira (2) que irá ajudar a coalização formada pelo Partido Socialista Operário Espanhol (Psoe) e o Unidas Podemos a assumir o governo da Espanha. O ERC acordou com os dois partidos que irá se abster em votação no Parlamento, permitindo que o bloco assuma o comando.

O pacto assinado entre as três legendas prevê a instalação, no prazo de 15 dias, de uma mesa de diálogo que terá como objetivo colocar fim no conflito com a Catalunha. Segundo o texto do acordo, o instrumento atuará “sem limites maiores que o respeito aos instrumentos e aos princípios que regem o ordenamento jurídico democrático”.

Na segunda-feira, PSOE e Unidas Podemos apresentaram um ambicioso plano com as principais medidas a serem adotadas nos próximos anos com o objetivo de tornar a coalizão referência mundial de “modernidade, progressismo e feminismo”.

Entre as principais apostas do projeto, estão uma reforma tributária com aumentos de impostos para os mais ricos e grandes empresas e a revogação da reforma trabalhista implantada em 2012 no governo de Mariano Rajoy, do direitista Partido Popular (PP). O aumento acentuado do salário mínimo de até 60%, até chegar a 1.200 euros, também estrá previsto.

Caso a aprovação no Parlamento realmente aconteça, o atual primeiro-ministro Pedro Sánchez seguirá no posto e terá Pablo Iglesias como vice.

Com informações do Público


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum