Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de janeiro de 2020, 12h57

Especialista russo afirma que resposta dos EUA a ataque iraniano levaria a “Guerra do Vietnã do Século XXI”

Segundo o acadêmico e político Andrey Suzdaltsev, um conflito entre Washington e Teerã se transformaria “na tumba do segundo mandato de Donald Trump, e de milhares de soldados estadunidenses”.

Foto: Sputnik News

Em entrevista para a agência de notícias NSN, o acadêmico e político russo Andrey Suzdaltsev, especialista em economia e política mundial da Escola Superior de Economia da Rússia, afirmou que os Estados Unidos fizeram bem em não reagir ao ataque do Irã nesta terça-feira (7).

Segundo ele, uma retaliação estadunidense levaria a uma “Guerra do Vietnã do Século XXI”, e que o pronunciamento do presidente Donald Trump nesta quarta foi consciente de que era preciso evitar esse cenário.

“Por um lado, o Pentágono insistiu no ataque (em retaliação), mas um cálculo mais realista concluiu que seria impossível derrotar o Irã sem um exército por terra de ao menos um milhão (de homens), que não existe, ou sem um ataque nuclear na capital e nas principais cidades do país”, comentou Suzdaltsev. “O resultado seria um novo fracasso militar de grande proporção, como um Vietnã do Século XXI”, completou.

O também político russo acredita que um conflito mais aberto entre Washington e Teerã se tornaria “a tumba do segundo mandato de Donald Trump, e de milhares de soldados estadunidenses”.

No entanto, Suzdaltsev afirmou que a decisão do presidente “também o mostra como um líder vacilante, e permite que seus adversários o acusem de não estar preparado para o cenário que o país terá pela frente a partir de agora”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum