domingo, 20 set 2020
Publicidade

Especialista russo afirma que resposta dos EUA a ataque iraniano levaria a “Guerra do Vietnã do Século XXI”

Em entrevista para a agência de notícias NSN, o acadêmico e político russo Andrey Suzdaltsev, especialista em economia e política mundial da Escola Superior de Economia da Rússia, afirmou que os Estados Unidos fizeram bem em não reagir ao ataque do Irã nesta terça-feira (7).

Segundo ele, uma retaliação estadunidense levaria a uma “Guerra do Vietnã do Século XXI”, e que o pronunciamento do presidente Donald Trump nesta quarta foi consciente de que era preciso evitar esse cenário.

“Por um lado, o Pentágono insistiu no ataque (em retaliação), mas um cálculo mais realista concluiu que seria impossível derrotar o Irã sem um exército por terra de ao menos um milhão (de homens), que não existe, ou sem um ataque nuclear na capital e nas principais cidades do país”, comentou Suzdaltsev. “O resultado seria um novo fracasso militar de grande proporção, como um Vietnã do Século XXI”, completou.

O também político russo acredita que um conflito mais aberto entre Washington e Teerã se tornaria “a tumba do segundo mandato de Donald Trump, e de milhares de soldados estadunidenses”.

No entanto, Suzdaltsev afirmou que a decisão do presidente “também o mostra como um líder vacilante, e permite que seus adversários o acusem de não estar preparado para o cenário que o país terá pela frente a partir de agora”.

Redação
Redação
Direto da Redação da Revista Fórum.