Esquerda chega ao poder após vencer eleição no Suriname

O novo presidente será Chandrikapersad Santokhi, do Partido da Reforma Progressista (de centro-esquerda), que terminará com 10 anos de mandato do nacionalista Dési Bouterse

Chandrikapersad Santokhi (foto: AD.nl)
Escrito en GLOBAL el

A Assembleia Nacional do Suriname ratificou nesta segunda-feira (13) o resultado das eleições realizadas no país no dia 25 de maio, confirmando a vitória do progressista Chandrikapersad Santokhi, do Partido da Reforma Progressista (de centro-esquerda), que impediu uma nova reeleição do nacionalista Dési Bouterse, que já está há 10 anos (2 mandatos) no poder.

Em maio, Santokhi venceu as presidenciais com 39,4%, enquanto Bouterse teve 23,9%. Contudo, devido às leis do país, o resultado precisa ser aprovado pelo novo parlamento eleito para ser considerado válido, e isso só aconteceu nesta segunda.

Santokhi será o 10 presidente da história do Suriname, e o segundo do Partido da Reforma Progressista – Ramsewak Shankar governou entre 1988 e 1990, mas não completou seu mandato: foi derrubado por um golpe de Estado.

A posse do novo presidente deve acontecer no dia 12 de agosto. Junto com a Venezuela e a Argentina, o Suriname será um dos três países da América do Sul com governo progressista.