Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de janeiro de 2020, 21h49

Estudante é presa na Bolívia por criticar governo golpista no Facebook

A Universidade Mayor de San Andrés denunciou a prisão da estudante Alejandra Salinas, que comandava uma página de memes no Facebook

Reprodução/Facebook

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Desenvolvimento da Universidade Mayor de San Andrés (Cides-UMSA), da Bolívia, divulgou uma nota na quarta-feira (1) denunciando que a estudante Maria Alejandra Salinas Quiroga foi presa e pediu respeito aos direitos da jovem. Segundo o grupo Jornalistas pela Mudança (Periodistas por el Cambio), ela foi presa pelo governo ditatorial de Jeanine Añez em razão de postagens no Facebook.

“O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Desenvolvimento da Universidade Mayor de San Andrés, tomou conhecimento, a partir de fontes públicas, que a estudante do mestrado em estudos feministas, Maria Alejandra Salinas Quiroga, foi detida no dia 31 de dezembro de 2019. O Cides demanda às autoridades correspondentes o ilimitado respeito aos seus direitos durante o processo jurídico que se está a realizar e levar em conta os riscos que pela condição de gênero costumam se envolver nesses casos”, diz a nota do Cides-UMSA.

O Periodistas por el Cambio aponta que Salinas foi acusada de “instigar a violência” em suas redes sociais. Salinas comandava uma página de memes no Facebook chamada Suchel, onde denunciava os abusos cometidos pelo governo da Bolívia após o golpe de Estado que derrubou o presidente Evo Morales. No dia 28 ela decidiu encerrar a página porque ela e sua família estariam correndo risco.

Pouco antes de ser detida, ela fez a seguinte postagem: “dizem que eu promovo ódio, doutrino pessoas e uso os irmãos alteños, esta é só uma página que não chega nem a 10 % da população da Bolívia. Eu não tenho poder algum sobre as pessoas, eu só devo respeito ao corajoso povo alteño”.

COMUNICADO PÚBLICOEl Postgrado en Ciencias del Desarrollo de la Universidad Mayor de San Andrés, ha tomado…

Posted by CIDES – UMSA on Wednesday, January 1, 2020

Detienen a Alejandra Salinas por emitir críticas desde su página de Facebook, al gobierno golpista de Jeanine Áñez. El…

Posted by Prensa Wiphala on Thursday, January 2, 2020


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum