EUA confirmam primeiro contágio da nova cepa do coronavírus dentro do país

Paciente vive no interior do país não tem histórico recente de viagens. Autoridades de saúde acreditam que casos da nova cepa já são impossíveis de rastrear

As autoridades sanitárias do estado do Colorado anunciaram nesta quarta-feira (30) que foi identificado um caso de covid-19 com a nova cepa britânica do coronavírus SARS-CoV-2, e cujo contágio teria acontecido dentro do país.

Segundo a imprensa local, o paciente seria um homem de idade entre 20 e 30 anos, que vive em uma cidade pequena nos arredores de Denver, capital do estado de Colorado. Também se trataria de uma pessoa sem histórico recente de viagens, portanto, seu contágio teria acontecido em território estadunidense.

O governador do Colorado, Jared Polis (Partido Democrata), que está estudando um novo pacote de medidas sanitárias “para assegurar a saúde da população do povo do Colorado, que é nossa principal prioridade”.

A preocupação tem a ver com o fato de que a nova cepa britânica é considerada 70% mais contagiosa que a causadora da primeira onda da pandemia – isso significa que ela se propaga mais rapidamente e infecta mais pessoas, o que não significa que seja necessariamente mais perigosa em si, mas sim porque pode levar mais rapidamente a um colapso do sistema hospitalar.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a pandemia do coronavírus já afetou 19,5 milhões de pessoas nos Estados Unidos, causando 339 mil mortes.

Avatar de Victor Farinelli

Victor Farinelli

Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR