Evo Morales detona Vargas Llosa após vitória de Castillo sobre Keiko Fujimori

Ex-presidente da Bolívia ironizou o fato do Nobel ter perdido em 1990 para o pai de Keiko e em 2020 ao lado dela

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, usou as redes sociais nesta quinta-feira (10) para desabafar sobre o apoio do escritor Mário Vargas Llosa à candidata Keiko Fujimori, filha do ex-ditador Alberto Fujimori, nas eleições do Peru. Fujimori foi vencida pelo professor Pedro Castillo, do Peru Livre.

“Mario Vargas Llosa é o grande perdedor da eleição que definiu a presidência do irmão Pedro Castillo“, disparou Morales, que ainda não havia comentado publicamente sobre o apoio do Nobel de Literatura a Keiko.

“Perdeu contra Fujimori pai em 1990 e perdeu com a Fujimori filha em 2021. Escreve muito a favor do neoliberalismo, mas não consegue ler a realidade de nossos povos”, completou, em tom ácido.

Morales havia celebrado o triunfo de Castillo já na quarta-feira (9). “Pedro Castillo, irmão de alma e companheiro de luta, és o orgulho dos movimentos sociais e profissionais patrióticos. Parabéns por esta vitória, que é a vitória do povo peruano, mas também do povo latino-americano que quer viver com justiça social!”, escreveu.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Lucas Rocha é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação da UFRJ e cursa mestrado em Políticas Públicas na FLACSO Brasil. Carioca, apaixonado por carnaval e pela América Latina, é repórter da sucursal do Rio de Janeiro da Revista Fórum e apresentador do programa Fórum Global

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR