O que o brasileiro pensa?
08 de julho de 2020, 20h20

Ex-presidente do Paraguai é chamado a depor na Lava Jato

Horacio Cartes, que governou o país entre 2013 e 2018, é suspeito de participar de esquemas de lavagem de dinheiro e envolvimento com organizações criminosas, em caso que é administrado pelo juiz Marcelo Bretas

Horacio Cartes (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério Público do Rio de Janeiro convocou o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes e outros 7 pessoas ligadas a ela em um processo ligado à Operação Lava-Jato. Todos foram informados que terão prazo de 10 dias para comparecer e entregar seus testemunhos.

Os oito paraguaios são suspeitos de envolvimento organizações criminosas e participação em esquemas de lavagem de dinheiro, entre outros delitos. O processo corre na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e é administrada pelo juiz Marcelo Bretas.

As acusações contra Cartes e seus correligionários estão vinculadas às operações feitas pelo doleiro Darío Messer, que seria ligado ao ex-presidente paraguaio.

O empresário Horacio Cartes foi presidente entre os anos de 2013 e 2018, após vencer a primeira eleição realizada no país após o golpe de Estado de 2012, que derrubou o presidente progressista Fernando Lugo – e do qual ele foi um dos principais promotores.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum