Entrevista exclusiva com Lula
28 de outubro de 2019, 11h18

Ex-presidente Mujica é eleito senador no Uruguai com votação histórica

Mujica voltou a ocupar uma vaga no Senado uruguaio com a lista de candidaturas mais votada da coalizão de esquerda Frente Ampla

Reprodução

O ex-presidente do Uruguai José Mujica, que governou o país de 2010 a 2015, voltou a ocupar uma vaga no Senado uruguaio com a lista de candidaturas mais votada da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), a mesma que tenta eleger Daniel Martínez ao cargo de presidente. Resultado foi divulgado na noite desde domingo (28), após dia de eleições no país.

Com 93,99% da apuração oficial concluída, a lista 609, da ala Movimento de Participação Popular (MPP), cujo líder é Mujica, obteve 262.124 votos.

Sendo assim, o ex-presidente iniciará um novo mandato parlamentar depois de ter renunciado, em 2018, ao cargo de senador. Apesar de estar com 84 anos, Mujica decidiu voltar ao Senado para tentar ajudar a coalizão a atrair eleitores em busca de um quarto mandato presidencial consecutivo. O ex-presidente, no entanto, nunca deixou de aparecer aos eventos partidários.

Já as eleições para presidente no Uruguai deverão ter um segundo turno entre Daniel Martínez, da esquerda, e o advogado Luis Lacalle Pou.

Martínez, da coalizão Frente Ampla, teve 40,7% dos votos, e o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, da direita, teve 29,9%, segundo as pesquisas. Eles vão disputar o segundo turno da eleição presidencial em 24 de novembro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum