Exemplo mundial, Cuba conclui vacinação pediátrica do Covid-19

Enquanto o Ministério da Saúde do Brasil protela imunização, o governo cubano vacinou mais de 1,6 milhão de crianças, entre 2 a 11 anos, sem registro de mortes em consequência de efeitos colaterais

Foto: Ministério da Saúde de Cuba
Escrito en GLOBAL el

Exemplo mundial de medicina, Cuba concluiu a vacinação pediátrica contra a Covid-19. Não houve nenhum registro de morte em consequência de efeitos colaterais da imunização.

Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde Pública cubano, mais de 1,6 milhão de crianças com idades entre 2 e 11 anos foram vacinadas e 3,3 milhões de doses aplicadas. 

Cuba é o terceiro país que mais vacinou contra a Covid-19, atrás somente dos Emirados Árabes Unidos e de Portugal, de acordo com dados do site Our World in Data.

Até esta quinta-feira (27), 86,69% da população cubana receberam as duas doses do imunizante contra a Covid-19.

O Brasil, que registrou a morte de quase 1.500 crianças na pandemia e, ainda assim, faz o possível para protelar a imunização, por meio do Ministério da Saúde, aparece em 12º lugar, com 69,88% de sua população com o esquema vacinal completo.

Vacinação em crianças a partir de 2 anos começou no início de outubro em Cuba

No início de outubro, por meio de suas redes sociais, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, anunciou que o país havia começado a vacinação de crianças e adolescentes. Todos com idade acima de 2 anos já podiam receber o imunizante.

Além disso, o governante também comemorou o fato de que Cuba também tinha iniciado a aplicação da segunda dose da Soberana, vacina produzida pelos pesquisadores cubanos, em mais de 1 milhão e 800 mil adultos.

O líder do governo cubano também anunciou que os pesquisadores do país já realizavam testes clínicos da Soberana Plus, imunizante destinado às crianças e adolescentes que foram acometidos pela Covid.