Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de março de 2018, 11h28

Exilados começam a voltar para Cuba atrás de sistema de saúde e bem-estar social

Artigo de Marcelo Rubens Paiva intitulado ‘Volta pra Cuba’ diz que aumenta cada vez mais o número de cubanos que voltam para a Ilha

Artigo do escritor Marcelo Rubens Paiva, publicado no Estadão desta quarta-feira (14), dá conta que, segundo o governo cubano, em torno de 13 mil exilados pediram repatriação em 2017. E número não para de crescer.

O que mais tem atraído os exilados, de acordo com Marcelo, é o sistema de saúde do regime comunista cubano. E o governo incentiva a volta.

O escritor lembra ainda que “o incentivo ao retorno é um dos projetos da nova reforma de imigração proposta por Raúl Castro em 2013 e resultado do afrouxamento da relação entre os dois países, promovida por Obama”.

“Cubanos que retornam também podem levar produtos livres de importação. O que os leva a experimentar o ofício de sacoleiro e oferecer remédios e produtos que faltam aos cubanos e parentes.”

Cubanos que queiram voltar devem procurar os consulados e pedir a repatriação.

As histórias de repatriação têm saído no insuspeito jornal Miami Herald, lido pela comunidade de exilados cubanos da Flórida. Vários personagens revelam solidão, doenças terminais e falta de apoio a cubanos idosos que moram nos EUA.

Nem todos, no entanto, podem voltar, conforme lembra Rubens Paiva. “Ofelia Acevedo, que mora em Miami, viúva do ativista Oswaldo Payá, teve o visto proibido. Payá, que tentou reformar a constituição cubana, fundou um partido católico e o Internacional Democrata de Centro, na ilha, morreu de forma suspeita num acidente de carro em 2012”.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum