O que o brasileiro pensa?
18 de junho de 2020, 20h53

Facebook remove anúncios da campanha de reeleição de Trump que usa símbolo nazista

A empresa alegou que a postagem continha um triângulo amarelo sobreposto por um triângulo vermelho, usado pelos nazistas para marcar prisioneiros em campos de concentração, e que “viola a política contra o ódio organizado”

Donald Trump e o anúncio de sua campanha de reeleição (foto: reprodução)

Depois de uma mensagem sua bloqueada no Twitter, semanas atrás, desta vez Donald Trump teve um anúncio de sua campanha de reeleição removido do Facebook, devido ao uso de um símbolo que foi usado pelos nazistas para rotular prisioneiros políticos em campos de concentração.

A empresa alegou que o anúncio continha o símbolo de um triângulo amarelo sobreposto por um triângulo vermelho, o que “viola a política da rede contra o ódio organizado”.

“Removemos essas postagens e anúncios porque nossa política proíbe o uso de símbolos de grupos de ódio para identificar presos políticos, sem um contexto que condene ou conteste esses símbolos”, disse Andy Stone, porta-voz do Facebook.

Os anúncios controversos apareceram nos últimos dias nas páginas de Facebook do presidente, na do vice-presidente Mike Pence e na do “Team Trump” (a equipe de campanha de Trump), pedindo aos usuários que assinassem uma petição para “apoiar a decisão de Trump de declarar os Antifas (como eles chamam o Movimento Antifascista) como uma organização terrorista, porque multidões perigosas de grupos de extrema-esquerda estão correndo pelas nossas ruas e provocando o caos”.

Por outro lado, Tim Murtaugh, porta-voz da campanha de Trump, informou que “o triângulo vermelho é um símbolo antifa, e não está incluído no banco de dados de símbolos de ódio da Liga Anti-Difamação”.

No entanto, o diretor executivo da Liga, Jonathan Greenblatt, condenou o uso desse símbolo para fins políticos. “Não é difícil criticar seu oponente político sem usar imagens da era nazista. Pedimos à campanha de Trump que tome mais cuidado e se familiarize com o contexto histórico antes de fazê-lo. A ignorância não é uma desculpa para usar símbolos de ódio inapropriados”, alegou Greenblatt.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum