Entrevista exclusiva com Lula
12 de julho de 2019, 22h39

Facebook terá de pagar multa recorde de 5 bilhões de dólares por crime contra privacidade dos usuários

A multa é a maior já aplicada nos Estados Unidos a uma gigante tecnológica; empresa de Mark Zuckerberg avisou seus investidores durante a semana que já esperava receber a punição

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook - Foto: Reprodução/Facebook

Em acordo com a FTC (sigla em inglês da Comissão Federal do Comércio dos Estados Unidos), a empresa Facebook aceitou, nesta sexta-feira (12), receber uma multa de 5 bilhões de dólares, como pena pelo crime de violação de privacidade, cometido no caso que investigou a entrega dos dados armazenados por seu serviços à empresa Cambridge Analytica. A decisão também considera que o Facebook violou um pacto assinado junto à mesma Comissão, em 2011, no qual se comprometeu a proteger as informações dos seus usuários.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Embora a imprensa local ainda não tenha maiores detalhes sobre o acordo, sabe-se que ele já era esperado pelo mercado, após um comunicado emitido pela empresa de Mark Zuckerberg aos investidores, durante a semana, dizendo que esperava uma multa entre 3 e 5 bilhões de dólares.

Esta é a maior multa aplicada a uma empresa de tecnologia na história dos Estados Unidos. O recorde anterior era bem menor que este: em 2012, o Google pagou 22,5 milhões por ter rastreado usuários de iPhone, iPad e Mac, violando as proteções de privacidade em navegadores Web Safari.

O diário estadunidense The Wall Street Journal informa que a decisão não teve unanimidade, e que foi partidarizada: o órgão é composto por cinco comissários, e justamente os três representantes do Partido Republicano foram os que votaram a favor da multa estabelecida pelo acordo com os advogados da empresa, enquanto os dois ligados ao Partido Democrata votaram contra a decisão, e defenderam uma multa maior.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum