Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
09 de março de 2018, 18h06

Família de Frida Kahlo não autorizou ‘Barbie’ inspirada na pintora

Por meio de nota, a família informou que a sobrinha-neta de Frida Kahlo é a única detentora dos direitos de imagem da artista mexicana e, por não ter autorizado a Mattel a produzir a boneca, "tomará as medidas necessárias"

A família de Frida Kahlo divulgou, na noite desta quinta-feira (8), uma nota em que informa que não autorizou a Mattel a produzir uma boneca ‘Barbie’ inspirada na pintora mexicana. Lançada no mesmo dia, a boneca fazia parte de uma ação da marca em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Pelas redes sociais, a família disse que Mara Romeo, sobrinha-neta da artista, era a única responsável pelos direitos de imagem da pintora e que “desconhece” o projeto que originou a boneca.

“Desconhecemos a origem legal do projeto desenvolvido pela empresa Mattel com uma boneca que claramente representa a imagem da pintora Frida. A empresa não conta com autorização para utilizar a imagem de Frida”, diz a nota.

À imprensa mexicana, Mara Romeu disse ainda que “gostaria que a boneca tivesse mais traços de Frida, que não tivesse olhos claros, que trouxesse as sobrancelhas unidas, que representasse tudo o que a minha tia representava: a força… Que represente o México, que seja uma Frida, um estandarte do que é o México”.

No final da nota, a família da pintora garante que tomará “as medidas necessárias para que os direitos de imagem de Frida sejam assegurados”. A Mattel ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum