Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de fevereiro de 2018, 21h01

Filme sobre o golpe no Brasil é ovacionado no Festival de Berlim

Filippo Pitanga, crítico de cinema e jornalista brasileiro que acompanha o festival, relatou que o público aplaudiu de pé, por longos minutos, a exibição de estreia do documentário "O Processo", que mostra os bastidores do processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff

Foto: Lula Marques

O documentário brasileiro “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, foi o principal destaque desta quarta-feira (21) do Festival de Berlim, um dos mais aclamados festivais de cinema do mundo.

O filme que narra os bastidores do impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff estreou já sendo ovacionado. De acordo com o crítico de cinema e jornalista Filippo Pitanga, que acompanha o festival, após a exibição do documentário, o público aplaudiu de pé durante toda a exibição dos créditos e prosseguiu com os aplausos por longos minutos com a chegada da diretora do documentário.

De acordo com Pitanga, essa é uma das edições mais politizadas do festival e a produção brasileira deixou Berlim “de joelhos ao Brasil”.

“Impressionante o efeito que ele [o documentário] causou. É uma verdadeira arma de reconstrução de massa”, avaliou o jornalista.

Confira, abaixo, a íntegra do relato de Filippo sobre a ovação ao documentário “O Processo” e, na sequência, trechos do debate realizado após a exibição do filme.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum