Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
04 de fevereiro de 2020, 22h00

Gay assumido, saiba quem é Pete Buttigieg que lidera prévias Democratas

Ligado à ala moderada do partido, Buttigieg aparece, em parcial, na frente de Bernie Sanders no número de delegados e deixa pra trás Elizabeth Warren e Joe Biden nos votos totais

Reprodução/Instagram

A inesperada vitória parcial de Pete Buttigieg no caucus do Partido Democrata no estado de Iowa, primeiro a passar pelo processo de prévias, chamou a atenção. Ligado à ala mais moderada do partido, Buttigieg é casado desde 2018 com Chasten Buttigieg e virou a sensação da disputa quando se lançou em abril de 2019 por ser o mais jovem candidato, mas logo pareceu perder fôlego.

Com 62% dos votos apurados em Iowa, o ex-prefeito de South Bend – uma cidade de 100 mil habitantes localizada no estado de Indiana – apareceu liderando no número de delegados nesta terça-feira (4). Enquanto o veterano senador Bernie Sanders, da ala radical do partido, vence no número de votos totais, é Buttigieg quem elege mais representantes: 26.9% dos delegados são do candidato mais jovem contra 25,1% do socialista.

“Os resultados desta noite não apenas representam uma vitória surpreendente para o nosso movimento, mas também validam a mensagem de pertencimento que nos trouxe aqui. Se você acredita que uma visão nova e melhor pode trazer um dia melhor, junte-se a nós”, disse o pré-candidato em suas redes sociais logo após os resultados preliminares serem divulgados.

Chamado pelos críticos de “candidato de laboratório” por tentar parecer um “outsider”, Buttigieg é formado em Harvard e chegou a integrar os serviços de inteligência dos EUA no Afeganistão. Depois da passagem pelo exército, voltou a South Bend e virou prefeito da cidade.

Apontado como uma “linha auxiliar” de Joe Biden, o pré-candidato parece ter levado consigo o favoritismo que o ex-vice-presidente dos EUA parecia ter em Iowa. Biden amarga a quarta colocação – atrás da senadora Elizabeth Warren – no resultado parcial, com apenas 15,6% dos delegados.

Caso vença as primárias e a disputa com Donald Trump, será o presidente mais jovem da história dos Estados Unidos e o primeiro abertamente gay.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum