Governador republicano defende renúncia de Trump; Democratas querem impeachment

O presidente não-reeleito incitou a invasão ao Congresso dos EUA e ainda disse que "ama" os golpistas

O governador do estado de Vermont, o republicano Phil Scott, defendeu nesta quarta-feira (6) a renúncia do presidente não-reeleito Donald Trump, também do Partido Republicano, após a invasão do Congresso dos Estados Unidos por apoiadores do mandatário. Parlamentares democratas querem impeachment.

“Não há dúvida de que a ilusão, a fabricação, o interesse próprio e ego do presidente nos levaram – passo a passo – a este momento muito baixo e muito perigoso da história americana”, escreveu o governador no Twitter.

“A estrutura de nossa democracia e os princípios de nossa república estão sob ataque do presidente. Já é suficiente. O presidente Trump deve renunciar ou ser destituído do cargo por seu gabinete ou pelo Congresso”, completou o republicano.

A irritação de Scott também pôde ser vista entre outros correligionários, como o ex-presidente George W. Bush e o senador Mitt Romney. O presidente, por sua vez, segue defendendo o protesto e chegou a ter sua conta no Twitter suspensa.

Cerca de uma hora após a reação do governador, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez usou a rede social para pedir o impeachment do presidente. “Impeachment”, escreveu. A mensagem recebeu quase 70 mil retuítes e mais de 400 mil curtidas em menos de 30 minutos.

A deputada Lori Trahan, também democrata, foi outra que pregou o impeachment.

Avatar de Lucas Rocha

Lucas Rocha

Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.

Em 2021, escolha a Fórum.

Fazer jornalismo comprometido com os direitos humanos e uma perspectiva de justiça social exige apoio dos leitores. Porque se depender do mercado e da publicidade oficial de governos liberais esses projetos serão eliminados. Eles têm lado e sabem muito bem quem devem apoiar.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR