Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
06 de junho de 2019, 17h44

Governo Bolsonaro fracassa em Fórum França-Brasil

O primeiro Fórum Econômico França-Brasil durante o governo Bolsonaro não contou com a participação de nenhum ministro do governo francês e baixa adesão de empresários. O evento, que ocorre desde 2012, foi alvo de protesto e considerado o "menos dinâmico", comparado aos anteriores.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Realizado desde 2012, o primeiro Fórum Econômico França-Brasil durante o governo Bolsonaro, nesta quarta-feira (5), foi o “menos dinâmico” segundo especialistas. O evento, alvo de manifestações de movimentos sociais, não contou com a participação de nenhum ministro do governo de Emanuel Macron.

Iniciativa da Movimento das Empresas da França (MEDEF) – o maior sindicato patronal do país – e da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Fórum tem como objetivo, segundo a CNI, “fortalecer a cooperação para aumentar o volume do intercâmbio comercial e dos investimentos recíprocos, por meio da promoção de um ambiente fluido e previsível de negócios”.

A edição desse quase não aconteceu, segundo informações de Andrei Netto da Folha, por falta de interesse de empresários fraceses em participar do encontro. O ministro da economia Bruno Le Maire e membros do segundo escalão do governo francês cancelaram a participação.

Charles-Henry Chenut, conselheiro de Comércio Exterior da França, avaliou que “o evento não teve a mesma dinâmica que em anos anteriores”, apesar de destacar as tentativas do general Santos Cruz, scretário de governo do Brasil, de garantir segurança jurídica, abertura aos investimentos externos e previsibilidade.

Do lado de fora do Fórum havia uma manifestação que incentivava o boicote ao governo Bolsonaro. Em entrevista à agência RFI, Rebeca Lang, uma das organizadoras do protesto e integrante da Alerte France-Brésil, a importância do evento foi mandar uma mensagem clara, “tanto para o governo brasileiro, quanto para o francês”: “Não vamos sair das ruas”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum