terça-feira, 22 set 2020
Publicidade

Greta Thunberg doa R$ 600 mil para projeto em defesa de indígenas na Amazônia

A ativista sueca Greta Thunberg decidiu doar 10% de prêmio recebido por ela nesta segunda-feira (20) para uma entidade que atua na Amazônia com o objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus na região.

Thunberg recebeu 1 milhão de euros – o equivalente a mais de R$ 6 milhões – ao ser consagrada a vencedora do Prêmio Gulbenkian para a Humanidade. O montante foi repassado para a Fundação Thunberg, que irá distribuir apoios a projetos em todo o mundo.

“Todo o dinheiro do prêmio será doado pela minha fundação a diferentes organizações e projetos que trabalham para ajudar pessoas que estão no front sendo afetadas pela crise climática e ecológica, especialmente nos países em desenvolvimento”, disse Greta ao receber a honraria da Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo reportagem do Jornal O Globo, a Fridays for Future Brasil será uma das primeira organização a receber um apoio de 100 mil euros em um projeto que trabalha com assistência médica a comunidades indígenas na Amazônia.

Pelo Twitter, a organização celebrou o apoio. “Essa doação é para projeto feito pelo Fridays for Future Brasil, que têm jovens de 15 a 21 anos, e que é específico para o combate ao COVID-19 em comunidades indígenas”, tuitou.

Trunberg também irá doar 100 mil euros para uma entidade que luta para tornar o ecocídio como crime contra a humanidade.

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Jornalista da Sucursal do Rio de Janeiro da Fórum.