Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
11 de dezembro de 2019, 11h44

Greta Thunberg durante COP25: “Há esperança. Mas não vem de governos ou corporações. Vem do povo”

Greta foi chamada de “Pirralha” por Bolsonaro

Foto: Reprodução

A ativista sueca Greta Thunberg, chamada de “pirralha”, nesta terça-feira (10), pelo presidente Jair Bolsonaro, postou nesta quarta-feira, em sua conta do Twitter, uma parte do discurso que fez na Conferência da ONU sobre o Clima (COP25), que acontece de 2 a 13 de dezembro. “Bem, estou lhe dizendo que há esperança. Eu vi isso. Mas não vem de governos ou corporações. Vem do povo”, disse.

“As pessoas podem mudar e já estão mudando”, prosseguiu Greta. “E há esperança porque temos democracia. E a democracia acontece todo o tempo, não apenas em dia de eleição, mas a cada segundo e a cada hora”, ressaltou.

“Na verdade, cada grande mudança da história vem do povo. Nós não temos que esperar. Temos que começar a mudança agora mesmo. Nós, o povo”, encerrou.

Pirralha

Durante entrevista, na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro criticou o espaço dado à ativista pela imprensa. Ele pediu para lembrar seu nome e disse:

“A Greta já falou que os índios morreram porque estavam defendendo a Amazônia. É impressionante a imprensa dar espaço para uma pirralha dessa aí, pirralha”, disse.

Em seguida, Bolsonaro afirmou que “qualquer morte preocupa” e que seu governo deseja “cumprir a lei”, posicionando-se contra desmatamento e queimadas ilegais.

Greta usou o termo em sua bio do Twitter durante todo a terça-feira. Nesta quarta ela retirou.

Neste sábado, em uma rede social, Greta compartilhou um vídeo sobre as mortes dos indígenas brasileiros e escreveu que esses povos são assassinados ao tentar proteger a floresta do desmatamento ilegal.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum