Grupo antirracista dos EUA se arma para celebrar o 4 de julho em parque berço da Ku Klux Klan

No mesmo dia, em Baltimore, manifestantes festejaram o Dia da Independência do país derrubando uma estátua de Cristóvão Colombo e jogando ela no mar

Protesto antirracista nos Estados Unidos (foto: WHAS)
Escrito en GLOBAL el

Este 4 de julho não foi um dia da independência qualquer nos Estados Unidos. As celebrações deste sábado incluíram iniciativas com mensagens altamente politizadas, como a da NFAC (sigla da Coalizão Not F***ing Around, um movimento antirracista estadunidense), que realizou uma marcha no Parque Stone Mountain.

A manifestação do grupo contém traços simbólicos importantíssimos, já que muitos manifestantes estavam armados, e porque Stone Mountain, no estado da Geórgia, é conhecido por manter trilhas e esculturas em homenagem a líderes do Exército Confederado, que lutou na Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-1865) a favor da manutenção das leis escravagistas.

Também foi o local onde se ressurgiu o movimento Ku Klux Klan, em 1915, formada justamente por supremacistas brancos, muitos deles idólatras dos generais que foram derrotados na Guerra Civil.

No mesmo dia, em Baltimore, manifestantes festejaram o Dia da Independência do país derrubando uma estátua de Cristóvão Colombo e jogando ela no mar.