Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
10 de abril de 2019, 08h42

Há 10 anos no poder, Netanyahu deve chegar ao quinto mandato como primeiro-ministro de Israel

Aliado mais próximo de Jair Bolsonaro (PSL) nas relações internacionais, Netanyahu é alvo de acusações de corrupção e apostou no discurso do medo ao longo de sua campanha

Bolsonaro e Benjamin Netanyahu durante sua visita a Israel (Alan Santos/PR

De acordo com o New York Times, o primeiro-ministro de extrema-direita de Israel, Benjamim Netanyahu, deve conquistar seu quinto mandato no cargo, sendo o quarto consecutivo após as eleições gerais. Ele está no poder desde 2009 e já esteve anteriormente entre 1996 e 1999. Com 94% dos votos contados, seu partido Likud aparece à frente nas apurações, mas em vantagem decimal sobre a coalizão de centro, denominada Azul e Branco, liderada por Benny Gantz.

A disputa é acirrada a ponto de, após a divulgação da boca de urna, os dois candidatos terem declarado vitória.

O número de cadeiras no parlamento conquistado pela legenda de Netanyahu e pelo grupo de seu principal opositor é equivalente, mas a contagem de blocos par a formação de um governo de coalizão aponta vantagem para o atual primeiro-ministro. O grupo com aliados de direita pode ter 65 das 120 cadeiras.

Cerca de 67% dos israelenses foram às urnas na terça-feira (09), totalizando pouco mais de 4 milhões de eleitores (4% a menos que no pleito de 2015).

Apesar da margem apertada, Ntanyahu teria classificado sua virtual vitória como “incrível” em discurso a apoiadores, em Tel Aviv.

Aliado mais próximo de Jair Bolsonaro (PSL) nas relações internacionais, Netanyahu é alvo de acusações de corrupção e apostou no discurso do medo ao longo de sua campanha.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum